Estrela-de-pena-flor-da-paixão

Fotografia por John Turnbull, CC BY-NC-SA

Local da foto: Sydney, Austrália

 DSC-RX100M2 (SONY)
Distância Focal: 10mm  •  Abertura: f/7.1  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 12/05/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Estrela-de-pena-flor-da-paixão

Ptilometra australis
Reino Animalia
Filo Echinodermata
Classe Crinoidea
Ordem Comatulida
Família Ptilometridae
Gênero Ptilometra
Nome Científico Ptilometra australis(Wilton, 1843)
Nome Inglês Passion Flower Feather Star
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A,estrela-de-pena-flor-da-paixão é uma espécie de crinoide da família Ptilometridae. Essa espécie tem aproximadamente 12 cm de diâmetro quando completamente estendida, e sua cor geralmente é algum tom de vermelho. Ela tem entre 18 e 20 braços articulados que podem ser enrolados quando o animal não está se alimentando. Esses braços são ligados a um corpo com formato de copo.

Os braços dessa estrela são cobertos de projeções conhecidas como pínulas e que fazem o animal parecer um grande buquê de plumas. Cada pínula tem fileiras de pés de tubo em ambos os lados de um sulco ambulacral central forrado com cílios. Esse sulco é contínuo com o sulco central no braço que leva à boca no centro do cálice. A superfície aboral (inferior) do crinoide tem vários apêndices em forma de gancho chamados de cirros, que aderem ao substrato, que pode ser uma rocha, uma esponja-do-mar ou um coral. As pínulas também produzem um muco pegajoso para pegar pequenas partículas de alimento na água.

As pínulas da,estrela-de-pena-flor-da-paixão são tão densas e espinhosas que esse crinoide se parece muito com a estrela-do-mar-coroa-de-espinhos (Acanthaster planci).

Biologia

A,estrela-de-pena-flor-da-paixão é um animal que se alimenta por filtragem. Ela captura plâncton e partículas suspensas de detritos com os pés de tubo nas pínulas. Esses pés são cobertos com muco pegajoso que retém as partículas de alimento e depois enrolam em bolas antes de movê-los para o sulco ambulacral, onde os cílios impulsionam o fluxo de muco para a boca. A estrela-de-pena-flor-da-paixão não tem estômago, digerindo o alimento através do seu intestino.

A,estrela-de-pena-flor-da-paixão tem sexos separados - macho e fêmea. Seus gametas (esperma e óvulos) são liberados na água, onde são fertilizados. Os gametas são liberados pelas pínulas que são vistas em seus braços. As pínulas ejetam os gametas na água. Quando o espermatozoide e o óvulo se juntam, eles se tornam pequenas larvas à deriva. Depois, se tornam larvas que habitam o fundo, que então se desenvolvem em jovens estrelas-de-pena. Essa espécie reproduz ao atingir 12 a 18 meses de idade.

Habitat

A,estrela-de-pena-flor-da-paixão habita recifes em estuários e baías em profundidades de até aproximadamente 110 m.

Distribuição

A,estrela-de-pena-flor-da-paixão é nativa da costa sudeste da Austrália.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Ptilometra australis." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 9 Oct. 2014. Web. 7 Apr. 2017.
  • Real Monstrosities.
  • PassionFeatherStar.weebly.com

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.