Escorpião-de-cauda-amarela-europeu

Fotografia por Alexandre Roux, CC BY-NC-SA

Local da foto: França

 NIKON D610 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 90mm  •  Abertura: f/20.0  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 160
Data em que a foto foi tirada: 06/08/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Escorpião-de-cauda-amarela-europeu

Euscorpius flavicaudis
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Scorpiones
Família Euscorpiidae
Gênero Euscorpius
Nome Científico Euscorpius flavicaudisDe Geer, 1778
Nome Inglês European Yellow Tailed Scorpion
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O escorpião-de-cauda-amarela-europeu é um pequeno escorpião da família Euscorpiidae.

O corpo do escorpião é preto e dividido em duas seções principais: cefalotórax e abdômen. O abdômen é subdividido e inclui uma grande seção que compõe a cauda. A cauda também é dividida em 4 ou 5 seções e na sua extremidade existe um ferrão. Existem quatro pares de pernas listradas marrons e amarelas, e duas pinças que são usadas para captura de presas, para lutar e em rituais de acasalamento. A maior parte do corpo do escorpião é coberta com pequenos pelos que atuam como um equipamento sensorial para o escorpião.

Quando adulta, essa espécie de escorpião atinge entre 35 e 45 mm de comprimento. Seu peso varia entre 0,3 e 1,1 g. Essa espécie não apresenta dimorfismo sexual.

Biologia

O escorpião-de-cauda-amarela-europeu é uma espécie noturna, deixando a segurança de seu esconderijo ao anoitecer, com um pico de atividade que ocorre logo depois. Esse escorpião raramente deixa a proteção de seu esconderijo - ele sai apenas para acasalar e se alimentar, e é mais ativo durante os meses de verão.

O escorpião-de-cauda-amarela-europeu é inofensivo e ligeiramente peçonhento, e raramente usa seu ferrão. Sua picada é como uma picada de abelha para os seres humanos.

O escorpião-de-cauda-amarela-europeu é um predador feroz e de emboscada. Ele se posiciona de forma segura e em silêncio na entrada de sua toca, movendo-se rapidamente para capturar a presa. A aproximação de presas é detectada por pelos nos pedipalpos. As principais presas dessa espécie são os isópodes, assim como a maioria dos insetos pequenos. O canibalismo foi observado em colônias dessa espécie - o escorpião maior sempre vence, e o escorpião menor é comido. É durante essas intensas batalhas e durante a busca por presas que o ferrão venenoso do escorpião é usado. Os escorpiões podem ficar longos períodos de tempo sem alimento.

A época de acasalamento do escorpião-de-cauda-amarela-europeu ocorre durante os meses mais quentes do ano em sua área de ocorrência: junho, julho e agosto. A fêmea do escorpião mantém os ovos fertilizados dentro dela até que eles estejam prontos para eclodir. O período médio de gestação da fêmea é de 10 meses. Ela pode colocar até aproximadamente 30 ovos brancos, macios e inchados, que eclodem quase imediatamente após a postura como jovens escorpiões totalmente desenvolvidos. A fêmea carrega seus filhotes em suas costas até que eles estejam grandes demais para permanecerem em suas costas. Os jovens escorpiões atingem a idade adulta após um ou dois anos.

Os machos deixam as fêmeas logo após a cópula e não assumem nenhuma responsabilidade com os filhotes.

Habitat

O escorpião-de-cauda-amarela-europeu habita fissuras e fendas, e outros espaços escuros e secos. Ele é encontrado em áreas onde a atividade humana é baixa, e em altitudes inferiores a 500 m.

Distribuição

O escorpião-de-cauda-amarela-europeu tem uma distribuição ocidental na Europa. Ele ocorre na Inglaterra (introduzido), França, Itália e Espanha.

Continentes de Ocorrência

África, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Euscorpius flavicaudis." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 10 Oct. 2016. Web. 6 Apr. 2017.
  • Akre, J. 2001. "Euscorpius flavicaudis" (On-line), Animal Diversity Web.
  • The Scorpions Files.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.