Donzelinha-joia-pavão

Fotografia por Budak, CC BY-NC-ND

Local da foto: Tailândia

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 210mm  •  Abertura: f/10.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 08/04/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Donzelinha-joia-pavão

Rhinocypha fenestrella
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Odonata
Família Chlorocyphidae
Gênero Rhinocypha
Nome Científico Rhinocypha fenestrella(Rambur, 1842)
Nome Inglês Peacock Jewel Damselfly
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição
A donzelinha-joia-pavão é uma espécie de inseto da família Chlorocyphidae.

O macho da donzelinha-joia-pavão tem a face preta, olhos pretos acima e cinza azulados abaixo. O tórax é preto com uma listra mediana rosa pálida e listras amarelas brilhantes nos lados. A parte de baixo do tórax tem quatro manchas amarelas. As pernas são pretas com o segmento terminal branco. A base das asas é transparente com um tom âmbar profundo, e o restante das asas é azul brilhante. A parte mais larga posterior das asas da frente é azul pavão brilhante. Nas asas traseiras, estrias violeta iridescentes estão restritas em três conjuntos de faixas. O abdômen é preto brilhante com uma pequena mancha amarela brilhante em cada lado do primeiro segmento.

A fêmea da donzelinha-joia-pavão é preta com manchas ocre brilhantes e estrias na cabeça. O tórax tem pontos amarelos distintos com formato de lança abaixo. O abdômen é preto marcado com manchas ocre. As asas são enfumaçadas com base tingida de amarelo.

Biologia

A donzelinha-joia-pavão é uma das espécies mais ativas da sua família. Os adultos voam ao redor dos seus locais de reprodução, que são córregos claros de fluxo rápido.

Os machos da donzelinha-joia-pavão têm territórios individuais. Cada macho geralmente se apropria de um micro-habitat (uma rocha, uma madeira flutuante ou um galho de árvore) próximo da superfície da água. Quando outro macho entra em seu território, a dança de voo do rival é observada. Na dança de voo de corte do macho e da fêmea ou na dança de voo de machos rivais, o macho geralmente voa no ar e mostra o flash de sua asa traseira violeta e a tíbia branca de sua perna para a parceira. Um voo territorial entre os dois mais ocorre e pode durar de alguns segundos até muitos minutos.

As larvas da donzelinha-joia-pavão vivem na areia em córregos de cascalho de fluxo rápido. Elas são muito típicas, com duas brânquias filamentosas longas na extremidade do abdômen.

Habitat

A donzelinha-joia-pavão habita córregos rochosos de florestas.

Distribuição

A donzelinha-joia-pavão tem ampla distribuição nas partes tropicais e subtropicais do sul e leste da Ásia, com registros desde Mianmar até o sul da China e Vietnã, e na Malásia Peninsular. Ela ocorre na China, Laos, Malásia (Malásia Peninsular), Mianmar, Tailândia e Vietnã.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Vietnam Insect.
  • India Biodiversity Portal.
  • Sharma, G. 2010. Rhinocypha fenestrella. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T167409A6343857.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.