Donzelinha-de-pernas-brancas

Fotografia por Vlad Proklov, CC BY-NC

Local da foto: Oblast de Moscou, Rússia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Donzelinha-de-pernas-brancas

Platycnemis pennipes
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Odonata
Família Platycnemididae
Gênero Platycnemis
Nome Científico Platycnemis pennipes(Pallas, 1771)
Nome Inglês White-legged Damselfly, Blue Featherleg
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2009)

Descrição

A donzelinha-de-pernas-brancas é uma espécie de invertebrado da família Platycnemididae.

O macho da donzelinha-de-pernas-brancas tem um abdômen azul que muitas vezes é pálido e geralmente tem um tórax esverdeado. O macho adulto difere da maioria das outras espécies de donzelinhas azuis por ter bordas brancas expandidas até a tíbia, marcas pretas emparelhadas na maior parte do abdômen, listras duplas e largas de cor marrom pálida situadas na frente das pernas dianteiras, cabeça mais larga e pterostigmas (células na parte externa das asas dos insetos, que muitas vezes são espessas ou coloridas e, assim se destacam das outras células) de cor marrom pálida. A coloração do macho imaturo é clara, o padrão escuro do abdômen é fraco. A fêmea adulta tem uma coloração amarela pálida / verde pálida com marcas pretas emparelhadas em cada segmento do abdômen. Quando imatura, a fêmea tem uma coloração branca cremosa muito pálida.

Um inseto de tamanho pequeno, a donzelinha-de-pernas-brancas tem entre 35 e 37 mm de comprimento de corpo.

Biologia

O acasalamento da donzelinha-de-pernas-brancas é precedido pelo macho exibindo suas pernas brancas em um voo de exibição vibrante na frente das fêmeas. As fêmeas colocam ovos alongados em talos emergentes de plantas e especialmente na parte inferior de folhas flutuantes. As larvas se desenvolvem em águas estagnadas e de fluxo lento com vegetação aquática. O ciclo de desenvolvimento dura um ano.

Donzelinhas-de-pernas-brancas adultas, após emergirem, tendem a congregar no abrigo da vegetação alta, mas alguns espécimes imaturos vagam longe da água e podem ser encontrados a 5 km de distância do local de reprodução mais próximo.

Habitat

A donzelinha-de-pernas-brancas é característica das planícies de inundação. É dominante em rios e trechos abertos de riachos. Também é vista com frequência em lagos e em uma ampla variedade de habitas artificiais.

Distribuição

A donzelinha-de-pernas-brancas ocorre do Atlântico até a Sibéria. Ela é encontrada na Albânia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Iraque, Cazaquistão, Quirguistão, Líbano, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Moldova, Mônaco, Montenegro, Noruega, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça, Síria, Turquia, Ucrânia e Reino Unido.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "White-Legged Damselfly." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 15 Jan. 2017. Web. 26 Abr. 2017.
  • Wikipedia contributors. "Pterostigma." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 4 Jul. 2016. Web. 26 Abr. 2017.
  • Clausnitzer, V. 2009. Platycnemis pennipes. The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T158709A5270869. Acessado em 26 Abril 2017.
  • British Dragonfly Society (BDS).
  • Ministry of Nature Protection of the Republic of Armenia.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.