Coral-de-colunas

Fotografia por Thomas Shahan, CC BY-NC

Local da foto: Culebra, Porto Rico

 Canon PowerShot S110 (Canon)
Distância Focal: 5mm  •  Abertura: f/2.0  •  Tempo de Exposição: 1/1000s  •  ISO: 80
Data em que a foto foi tirada: 24/11/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Coral-de-colunas

Dendrogyra cylindrus
Reino Animalia
Filo Cnidaria
Classe Anthozoa
Ordem Scleractinia
Família Meandrinidae
Gênero Dendrogyra
Nome Científico Dendrogyra cylindrusEhrenberg, 1834
Nome Inglês Pillar Coral
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2008)

Descrição

O coral-de-colunas, conhecido também como coral-de-pilares, é uma espécie de coral duro da família Meandrinidae. Seu nome comum vem do seu formato parecido com colunas/pilares altos que crescem para cima sem qualquer ramificação secundária a partir do fundo do mar. É um dos poucos tipos de coral duro no qual os pólipos podem ser vistos se alimentando durante o dia.

O coral-de-colunas forma uma base incrustada da qual crescem colunas cilíndricas verticais com as extremidades superiores arredondadas. Ele pode crescer em superfícies planas e inclinadas em profundidades de até 25 m. O esqueleto do coral geralmente não é visível porque os pólipos estão tipicamente estendidos durante o dia, ao contrário da maioria das outras espécies de corais. A massa de tentáculos ondulantes dá ao coral uma aparência peluda. A cor dessa espécie de coral geralmente é alguma tonalidade de bege ou marrom.

O coral-de-colunas pode crescer até 3 m de altura com colunas de mais de 10 cm de largura.

Biologia

O coral-de-colunas tem uma relação simbiótica especial com algas, chamadas zooxantelas. As zooxantelas vivem dentro dos tecidos do coral e fornecem ao coral até 90% de suas necessidades energéticas, que elas produzem através da fotossíntese. Em troca, o coral fornece para as zooxantelas proteção, abrigo e um suprimento constante de dióxido de carbono necessário para a fotossíntese. Essas algas dão ao coral sua cor acastanhada e também restringe o coral a viver em águas rasas nas quais a luz solar pode penetrar.

O coral-de-colunas é uma espécie de crescimento lento e de vida longa. Várias colunas crescem a partir de uma placa basal; se a colônia inteira for desalojada e tombar, novas colunas cilíndricas podem crescer verticalmente a partir do coral caído. Se uma coluna se desprender e ficar alojada em uma posição adequada, ela pode continuar a viver, enviando novas colunas a partir da base e de outras partes da coluna.

O coral-de-colunas reproduz de duas maneiras: sexualmente e por fragmentação. Na fragmentação, quando colônias de coral-de-colunas são derrubadas por tempestades ou simplesmente caem, novas colunas começarão a crescer ao longo do comprimento da coluna horizontal caída. Na reprodução sexual, o coral libera esperma e ovos na água, onde ocorre a fertilização, e as larvas resultantes são planctônicas e podem ser transportadas por grandes distâncias antes de se estabelecerem no substrato. Ao contrário de muitos outros corais que são hermafroditas, os sexos são separados no coral-de-colunas, o que significa que existem indivíduos machos (que liberam esperma) e indivíduos fêmeas (que produzem ovos).

Habitat

O coral-de-colunas é uma espécie marinha que cresce em recifes planos ou suavemente inclinados. Ele pode ocorrer em profundidades entre 1 e 25 m, embora seja encontrado com mais frequência em profundidades entre 5 e 15 m.

Distribuição

O coral-de-colunas é encontrado no Oceano Atlântico Ocidental, principalmente ao redor das ilhas do Caribe. Ele é encontrado também no sul do Golfo do México e ao redor da costa da Flórida nos Estados Unidos e nas Bahamas.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Pillar Coral." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 20 Dec. 2016. Web. 8 Apr. 2017.
  • Pillar Coral fact file on ARKive.
  • Aronson, R., Bruckner, A., Moore, J., Precht, B. & E. Weil. 2008. Dendrogyra cylindrus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T133124A3582471.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.