Caranguejo-vermelho-da-ilha-natal

Fotografia por DIAC Images, CC BY

Local da foto: Ilha Natal

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/80s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 20/05/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Caranguejo-vermelho-da-ilha-natal

Gecarcoidea natalis
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Malacostraca
Ordem Decapoda
Família Gecarcinidae
Gênero Gecarcoidea
Nome Científico Gecarcoidea natalisPocock, 1888
Nome Inglês Red Crab, Christmas Island Red Crab
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O caranguejo-vermelho-da-ilha-natal é uma espécie de caranguejo terrestre da família Gecarcinidae.

A cor mais comum do caranguejo-vermelho-da-ilha-natal é a vermelha brilhante, mas existem espécimes laranja e, mais raramente, alguns púrpura. É um caranguejo bastante grande e sua carapaça pode medir até 11,6 cm de largura. As pinças geralmente têm o mesmo tamanho, a não ser que alguma delas esteja ferida ou seja perdida - nesse caso o membro será regenerado. Os machos geralmente são maiores do que as fêmeas, mas as fêmeas têm um abdômen muito mais amplo e geralmente têm pinças menores.

Biologia

O caranguejo-vermelho-da-ilha-natal é um onívoro oportunista. Sua dieta consiste principalmente de folhas caídas, frutas, flores e mudas, mas ele também se alimenta de animais mortos (incluindo outros caranguejos) e lixo humano. O caracol-gigante-africano, que não é nativo da ilha, também é outra fonte de alimento.

Como a maioria dos caranguejos, o caranguejo-vermelho-da-ilha-natal usa guelras para respirar e deve tomar muito cuidado para conservar a umidade do corpo. É uma espécie diurna, mas costuma evitar a luz solar direta para não secar. Apesar das temperaturas mais baixas e maior umidade, o caranguejo-vermelho-da-ilha-natal é quase inativo durante à noite. Ele também escava tocas para se abrigar do sol e geralmente permanece na mesma toca durante todo o ano. Durante a estação seca, ele cobre a entrada da sua toca com folhas soltas para manter a umidade alta em sua toca, e praticamente desaparece por 3 meses até o início da estação chuvosa. Fora da época de reprodução, o caranguejo-vermelho-da-ilha-natal é solitário e defende sua toca de intrusos.

Durante a maior parte do ano, os caranguejos-vermelhos-da-ilha-natal podem ser encontrados dentro das florestas da ilha. No entanto, a cada ano eles migram para a costa para reproduzir. O início da estação chuvosa (geralmente em outubro/novembro) permite que os caranguejos aumentem as suas atividades e estimula a sua migração anual. O momento da migração também está ligado às fases da lua. Durante essa migração, os caranguejos abandonam suas tocas e viajam para a costa para acasalar e desovar. Isso geralmente requer pelo menos uma semana e os machos chegam antes das fêmeas. Uma vez na praia, os machos escavam tocas, as quais eles defendem de outros machos.

O acasalamento ocorre dentro ou perto das tocas. Logo após o acasalamento, os machos voltam para a floresta, enquanto as fêmeas permanecem na toca por mais duas semanas para depositarem seus ovos. No fim do período de incubação as fêmeas deixam suas tocas e liberam seus ovos no oceano. Isso ocorre precisamente na virada da maré alta, durante o último quarto da lua. Após liberarem os ovos, as fêmeas então retornam para a floresta. Os ovos liberados pela fêmea eclodem imediatamente após o contato com a água do mar, e nuvens de larvas de caranguejos rodopiam perto da costa, até que sejam arrastadas para o mar por 3 ou 4 semanas. Durante esse tempo, as larvas passam por vários estágios larvais. Os jovens caranguejos depois saem da água para fazer uma jornada de 9 dias para o centro da ilha.

Nos três primeiros anos de suas vidas, os jovens caranguejos permanecem escondidos em afloramentos rochosos, galhos de árvores caídos e escombros no chão da floresta. Esses caranguejos crescem lentamente, atingindo a maturidade sexual por volta dos 4 ou 5 anos de idade, quando eles começam a participar da migração anual.

Habitat

O caranguejo-vermelho-da-ilha-natal é mais comum em ambientes úmidos de florestas tropicais, mas ele pode ser encontrado em uma variedade de habitats. Ele vive em tocas ou em fendas profundas em afloramentos rochosos.

Distribuição

O caranguejo-vermelho-da-ilha-natal é uma espécie endêmica da Ilha Natal e Ilhas Cocos, no Oceano Índico.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Christmas Island Red Crab." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 3 Mar. 2017. Web. 31 Mar. 2017.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.