Caranguejo-orangotango

Fotografia por q.phia, CC BY

Local da foto: Wakatobi, Sulawesi, Indonésia

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 50mm  •  Abertura: f/14.0  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 125
Data em que a foto foi tirada: 01/11/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Caranguejo-orangotango

Achaeus japonicus
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Malacostraca
Ordem Decapoda
Família Inachidae
Gênero Achaeus
Nome Científico Achaeus japonicus(De Haan, 1839)
Nome Inglês Orangutan Crab, Orang Utan Crab
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O caranguejo-orangotango é uma espécie de crustáceo da família Inachidae, uma família de caranguejos conhecidos como caranguejos-decoradores ou caranguejos-aranha. Os membros da família Inachidae são famosos pela sua compulsão de anexar ao próprio corpo detritos recolhidos do fundo do oceano, além de pequenas plantas, animais sedentários, conchas e cascalho.

Com uma carapaça de apenas cerca de 2 cm de diâmetro, o caranguejo-orangotango tem braços relativamente longos, que são densamente cobertos com finos pelos de cor vermelha ou marrom avermelhada, e muitas vezes cheios de pequenos pedaços de detritos para ajudar na camuflagem. Essa espécie é chamada de caranguejo-orangotango porque tem os mesmos pelos vermelhos ou marrons avermelhados em todo o seu corpo, fazendo esse caranguejo parecer um pequeno orangotango que vive no mar.

Biologia

O caranguejo-orangotango é uma espécie ativa à noite e muitas vezes visto em pares. Geralmente vive em associação com algumas espécies de coral-duro da família Caryophylliidae, como as espécies do gênero Euphyllia. Ele também vive em associação com o coral-bolha (Plerogyra sinuosa). O coral-bolha forma uma massa de estruturas parecidas com bolhas do tamanho de uma uva, que inflam durante o dia para otimizar a captação de luz do coral. À noite, as bolhas encolhem e os tentáculos do coral capturam alimento, momento em que o caranguejo-orangotango provavelmente está no fundo do mar em busca de sua própria refeição: zooplâncton e invertebrados.

O caranguejo-orangotango pode passar a maior parte do seu tempo cobrindo-se de detritos recolhidos do fundo do oceano, além de pequenas plantas, animais sedentários, conchas e cascalho, para ajudar na camuflagem. Como um caranguejo-aranha, o caranguejo-orangotango pode facilmente se esconder de seus predadores, se escondendo entre os corais-bolhas.

Habitat

O caranguejo-orangotango habita recifes de corais e rochosos e pode ser encontrado em profundidades entre 5 e 20 m.

Distribuição

O caranguejo-orangotango ocorre nas águas tropicais do Indo-Pacífico central, incluindo a costa da Indonésia, Filipinas e Japão.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Achaeus japonicus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 3 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Australian Geographic.
  • Indahs.com
  • WhatsThatFish.com

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.