Caranguejo-de-rocha-vermelho

Fotografia por Jjay Grandin, CC BY-NC

Local da foto: Ilhas Galápagos, Equador

 Canon EOS 30D (Canon)
Distância Focal: 50mm  •  Abertura: f/1.4  •  Tempo de Exposição: 1/2000s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 23/10/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Caranguejo-de-rocha-vermelho

Grapsus grapsus
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Malacostraca
Ordem Decapoda
Família Grapsidae
Gênero Grapsus
Nome Científico Grapsus grapsus(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Sally Lightfoot Crab, Red Rock Crab
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O caranguejo-de-rocha-vermelho é uma espécie de crustáceo da família Grapsidae. É uma espécie vividamente multicolorida. Quando adulto, o caranguejo-de-rocha-vermelho geralmente tem uma cor vermelha e amarela brilhante com listras pretas nas bordas da sua carapaça e pontos verdes ou pretos perto dos olhos. As articulações das pernas são verde-escuras ou pretas, cada perna termina com uma ponta amarela ou laranja brilhante, e as pinças são de cor vermelho brilhante. O ventre geralmente é branco pálido. Este caranguejo tem uma cor mais escura quando jovem, se tornando mais brilhante com a idade.

A carapaça do caranguejo-de-rocha-vermelho varia de 5 a 8 cm de largura. Ele tem quatro pernas grandes segmentadas com projeções parecidas com espinhos próximas da ponta de cada perna, e tem também, dois braços com pinças. Ele tem dois olhos em hastes curtas na frente de seu corpo. O macho tende a ser ligeiramente menor do que a fêmea, e sua pinça direita é um pouco maior do que a pinça esquerda.

Biologia

Quando adulto, o caranguejo-de-rocha-vermelho tem vida solitária e só se junta a outros caranguejos em fontes de alimento ou para acasalar. Este caranguejo geralmente é mais ativo durante a manhã e a tarde, quando procura rochas em zonas costeiras para se alimentar ou conseguir um parceiro. Este horário reduz a exposição a predadores e evita que ele seque durante os períodos de calor elevado.

O caranguejo-de-rocha-vermelho se move muito rapidamente e com grande agilidade, e pode se agarrar firmemente às rochas quando atingido por ondas durante a alimentação. Quando não está à procura de alimento e parceiros, ele passa seu tempo em fendas de rochas ou em outro abrigo que o proteja de predadores. Sua dieta é composta de esponjas, moluscos, crustáceos, peixes, carniça (principalmente de focas e aves), jovens tartarugas marinhas, excrementos e ovos de aves, algas e guano de morcego.

A reprodução do caranguejo-de-rocha-vermelho ocorre durante todo o ano, especialmente nas regiões mais tropicais, mas a eclosão dos ovos parece coincidir com a lua cheia. A fêmea coloca entre 20 e 100 ovos por ninhada. Logo após a eclosão de uma ninhada de ovos, a fêmea coloca ovos novamente, normalmente a cada 24 dias. Ela carrega os ovos em seu ventre para protegê-los de predadores e mantê-los longe da luz solar direta. Os ovos eclodem em até três semanas. O spray de água do oceano e a água do corpo da fêmea mantêm os ovos úmidos. No momento da eclosão dos ovos, a fêmea ajuda no processo, esfregando os ovos entre seu corpo e uma superfície áspera em águas rasas. As larvas caem na água e já são completamente independentes.

Após a eclosão, as larvas nadam para águas mais profundas, onde consomem fitoplâncton e passam por uma série de mudas rápidas. Quando se tornam juvenis, fazem seu caminho de volta para costas rochosas, onde se alimentam como adultos e continuam a crescer até a idade adulta. Esta espécie pode regenerar membros do corpo perdidos.

Habitat

O caranguejo-de-rocha-vermelho adulto vive ao longo de costas rochosas.

Distribuição

O caranguejo-de-rocha-vermelho é encontrado ao longa das costas tropicais e subtropicais da América do Norte, América do Sul, e ilhas que ocorrem dentro desta área, e nos oceanos Pacífico e Atlântico. Ele é mais comum nas áreas costeiras da Califórnia, do México ao Peru, Equador, Caribe, Brasil, Flórida e Ilhas Galápagos.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Grapsus grapsus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 11 Nov. 2016. Web. 6 Apr. 2017.
  • Miller, N. 2013. "Grapsus grapsus" (On-line), Animal Diversity Web.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.