Caracol-pintado-cubano

Fotografia por Aldo van Zeeland, CC BY-NC-ND

Local da foto: Baracoa, Cuba

 Canon EOS 400D DIGITAL (Canon)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 12/01/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Caracol-pintado-cubano

Polymita picta
Reino Animalia
Filo Mollusca
Classe Gastropoda
Ordem Sem Classificação
Família Helminthoglyptidae
Gênero Polymita
Nome Científico Polymita picta(Born, 1778)
Nome Inglês Cuban Painted Snail, Cuban Land Snail
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O caracol-pintado-cubano é um molusco gastrópode pulmonado terrestre da família Helminthoglyptidae.

O caracol-pintado-cubano tem uma concha grande, brilhante e colorida. A espécie possui uma extraordinária variedade de cores. A concha dessa espécie é muito procurada por caçadores e usada para fazer joias e bijuterias. Como resultado, a espécie se tornou ameaçada de extinção.

Muitos cientistas classificam o caracol-pintado-cubano como uma das espécies mais belas da fauna mundial. Ele tem um papel importante no equilíbrio ecológico dos locais onde vive, pois serve de alimento para o gavião-cubano (Chondrohierax wilsonii), uma espécie endêmica de Cuba e criticamente ameaçada de extinção. Mas para o povo de Baracoa (uma Província de Cuba), amantes e orgulhosos de sua natureza, o caracol-pintado-cubano é muito mais do que dizem os cientistas. A espécie está muito ligada a cultura local, pois é protagonista de várias obras de arte e expressões da tradição oral. É um símbolo natural e cultural da Província de Baracoa.

Biologia

O caracol-pintado-cubano é arborícola e se alimenta de fungos e liquens fixados nas folhas e cascas. É uma espécie sensível à mudanças na umidade, luz, temperatura e salinidade do ambiente, por isso, não se adapta a outros territórios.

As espécies de caracóis do gênero Polymita, assim como grande parte dos moluscos terrestres de Cuba, são pulmonados e hermafroditas, ou seja, são capazes de respirar ar diretamente através de uma bolsa de ar ou pulmão, e cada indivíduo possui órgãos reprodutores masculinos e femininos.

A época de reprodução do caracol-pintado-cubano geralmente coincide com o período das chuvas, onde dois indivíduos se reúnem para o acasalamento e ambos são fertilizados. Depois que os ovos atingem a maturidade dentro do animal, ele desce por entre os galhos ou tronco da planta até o solo. Ali ele cava pequenos buracos no chão e, cuidadosamente, deposita seus ovos. Alternativamente, ele pode depositar seus ovos entre as folhas caídas. Vários dias depois, nascem os pequenos animais com cerca de 2 ou 3 mm de comprimento, e já procuram o tronco de uma planta para subir em busca de fungos ou liquens e começam a sua vida arborícola. Eles voltam para o solo quando a comida está escassa e quando precisam sair em busca de uma nova planta, ou quando adultos descem para depositar os ovos de onde sairão seus sucessores.

Habitat

O caracol-pintado-cubano é arborícola e vive em diversas plantas, principalmente em arbustos, com destaque para o café. No entanto, apesar da estreita associação que o animal tem com as plantas, ele nunca foi observado atacando plantas.

Distribuição

O caracol-pintado-cubano é uma espécie endêmica de Cuba. É encontrado na região noroeste de Camaguey e em todas as províncias do leste, especialmente nas regiões de Baracoa e Maisí.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Polymita picta." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 18 Mar. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • EcuRed.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.