Camarão-louva-a-deus-pavão

Fotografia por Jens Petersen, CC BY-SA

Local da foto: Manado, Indonésia

 C8080WZ (OLYMPUS CORPORATION)
Distância Focal: 31mm  •  Abertura: f/3.5  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 22/10/2006
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Camarão-louva-a-deus-pavão

Odontodactylus scyllarus
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Malacostraca
Ordem Stomatopoda
Família Odontodactylidae
Gênero Odontodactylus
Nome Científico Odontodactylus scyllarus(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Peacock Mantis Shrimp, Harlequin Mantis Shrimp, Painted Mantis Shrimp, Clown Mantis Shrimp
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O camarão-louva-a-deus-pavão, conhecido também como camarão-louva-a-deus-arlequim, camarão-louva-a-deus-pintado e camarão-louva-a-deus-palhaço, é um crustáceo muito semelhante à lagosta e uma grande espécie de camarão-louva-a-deus da família Odontodactylidae.

O camarão-louva-a-deus-pavão é muito colorido, com uma cor base do corpo verde ou oliva, pernas vermelhas/laranja, apêndices raptoriais vermelhos (usados para esmagar presas), cerdas vermelhas em seus urópodos e manchas como as de um leopardo (Panthera pardus) cobrindo as laterais da carapaça anterior. A coloração do corpo é sexualmente dimórfica, com os machos sendo mais coloridos. A carapaça é ligeiramente elevada, cobrindo apenas a metade inferior da cabeça, deixando a porção com os olhos exposta.

O camarão-louva-a-deus-pavão tem um corpo longo e estreito que pode atingir entre 3 e 18 cm de comprimento.

Biologia

O camarão-louva-a-deus-pavão é um caçador muito agressivo e é ativo durante o dia e à noite. Sua dieta é composta principalmente de gastrópodes, crustáceos e moluscos bivalves. Ele esmaga repetidamente sua presa até ter acesso ao tecido mole da presa para consumir. Essa espécie é conhecida por ter um ataque/golpe extremamente rápido que pode ter uma velocidade de 80 km/h, sendo o ataque/golpe mais rápido registrado no reino animal. Aquários de vidro podem ser quebrados por esse camarão. Os poderosos ataques do camarão-louva-a-deus-pavão são movidos por forças elásticas, o que significa que quanto mais para trás ele puxar os seus apêndices raptoriais, mais forte será o ataque.

O camarão-louva-a-deus-pavão geralmente é solitário fora da época de acasalamento. Quando está descansando ele geralmente é encontrado em tocas com formato de "U" que ele cria nas bases de recifes de coral. O camarão-louva-a-deus-pavão é territorial.

O camarão-louva-a-deus-pavão acasala, desova e incuba seus ovos em tocas, tornando os detalhes sobre esses processos difíceis de observar. Essa espécie geralmente é monogâmica, no entanto, indivíduos já foram vistos acasalando com diferentes parceiros na ocasião. As fêmeas são ovíparas, e os machos têm um órgão copulador externo. O esperma é liberado pelo macho, mantido brevemente pela fêmea e, em seguida, liberado junto com seus ovos, onde ocorre a fertilização. Os ovos fertilizados se juntam em uma massa e são mantidos juntos com um adesivo produzido pela fêmea. Ela carrega a massa de ovos em seu apêndice torácico dianteiro, e cuida de seus ovos em sua toca, limpando-os e arejando-os. A fêmea não se alimenta durante o período de cuidado dos ovos. Os ovos são incubados por um período que varia entre 9 e 60 dias.

Acredita-se que camarão-louva-a-deus-pavão é um reprodutor ativo durante todo o ano, com picos durante os meses mais quentes. A desova ocorre durante à noite. Essa espécie pode viver entre 4 e 6 anos.

Habitat

O camarão-louva-a-deus-pavão habita tocas com formato de "U", muitas vezes construídas perto das bases de recifes de coral em áreas arenosas e com cascalho. Ele é encontrado em profundidades de 3 a 40 m, embora seja mais encontrado em profundidades de 10 a 30 m. Essa espécie tem preferência por águas com temperatura entre 22°C e 28°C.

Distribuição

O camarão-louva-a-deus-pavão é encontrado no Oceano Indo-Pacífico, sul do Japão, norte da Austrália, e entre o leste da África e Guam.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Odontodactylus scyllarus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 3 Feb. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • Chiu, F. 2013. "Odontodactylus scyllarus" (On-line), Animal Diversity Web.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.