Camarão-de-coleman

Fotografia por Mark Rosenstein, CC BY-NC-SA

Local da foto: Baía da Ferradura, Ilha de Komodo, Indonésia

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/16.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 250
Data em que a foto foi tirada: 20/05/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Camarão-de-coleman

Periclimenes colemani
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Malacostraca
Ordem Decapoda
Família Palaemonidae
Gênero Periclimenes
Nome Científico Periclimenes colemaniBruce, 1975
Nome Inglês Coleman's Shrimp
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O camarão-de-coleman é uma espécie de camarão de água salgada da família Palaemonidae, descrito em 1975 e nomeado em homenagem ao naturalista marinho Neville Coleman, que descobriu a espécie.

O padrão de cor do camarão-de-coleman é quase idêntico em macho e fêmea, e consiste de uma cor de fundo branca densa com grandes faixas e manchas vermelhas profundas, em geral relativamente maiores no macho do que na fêmea. Ele pode mimetizar a cor do seu hospedeiro. Os omatóforos (pedúnculos móveis que sustentam os olhos de algumas espécies de invertebrados) são brancos com córneas rosadas. A carapaça é lisa e moderadamente concava dorsalmente na fêmea.

Um camarão de tamanho minúsculo, o camarão-de-coleman pode crescer até 1 ou 2 cm de comprimento e a fêmea é distintamente maior do que o macho.

Biologia

O camarão-de-coleman é uma espécie rara e pouco estudada e não se sabe muito sobre a sua biologia e ecologia. Sua dieta é composta de parasitas, algas e plâncton.

Como outros camarões do gênero Periclimenes, que têm relações simbióticas com espécies raras de ouriços-do-mar, o camarão-de-coleman tem uma relação simbiótica somente com o venenoso ouriço-do-mar-de-fogo-variável (Asthenosoma varium), onde é encontrado em casais monogâmicos.

O camarão-de-coleman vive quase exclusivamente no corpo dos ouriços-do-mar e, se não for perturbado, vive toda a sua vida no mesmo ouriço. Ele corta os espinhos do ouriço para criar uma pequena área limpa para viver. O camarão-de-coleman usa os venenosos e perigosos espinhos dos ouriços como abrigo, além de coletar pedaços de alimento deixados pendurados na cutícula do seu hospedeiro e também limpar todo o corpo do seu hospedeiro, protegendo-o de doenças e parasitas. A sua mobilidade depende em grande parte do seu hospedeiro.

O camarão-de-coleman é uma espécie fácil de fotografar porque ele tem toda a confiança de que está seguro em seu poleiro venenoso e ele não se move como outros camarões muitas vezes fazem.

Habitat

O camarão-de-coleman é encontrado em ecossistemas tropicais, incluindo os recifes de coral, em profundidades entre 1 e 30 m.

Distribuição

O camarão-de-coleman é encontrado na Austrália e no Oceano Indo-Pacífico.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Periclimenes colemani." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 28 Nov. 2014. Web. 8 Apr. 2017.
  • "Periclimenes colemani." Wikipédia, l'encyclopédie libre. 29 Mai 2015, 05:52 UTC. Web. 8 Abr 2017.
  • Australian Museum.
  • WhatsThatFish.com
  • Diverosa.com
  • LeisurePro & Aquaviews.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.