Besouro-hércules

Fotografia por Didier Descouens, CC BY-SA

 DSLR-A850 (SONY)
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Besouro-hércules

Dynastes hercules
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Coleoptera
Família Scarabaeidae
Gênero Dynastes
Nome Científico Dynastes hercules(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Hercules Beetle
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O besouro-hércules é o maior e mais famoso dos besouros-rinocerontes, um grupo de grandes besouros parentes dos escaravelhos. Seu nome é merecido, pois ele é capaz de levantar mais de 850 vezes o seu próprio peso.

Machos e fêmeas são muito diferentes na aparência e por muito tempo as pessoas pensavam que os dois sexos eram espécies diferentes. Os machos são lisos e brilhantes, e têm belas asas de cor verde-oliva com grandes manchas pretas. Seu enorme chifre cresce a partir do tórax e se estende para a frente em uma grande curva sobre a cabeça. A frente da sua cabeça também tem um chifre apontando para a frente e curvando para cima, com vários encaixes resistentes nele. Estes chifres podem crescer mais do que o corpo do animal e são usados principalmente em disputas com outros machos. Os machos lutam entre si usando as pinças para pegar e derrubar o adversário no chão. Machos com pinças maiores tem uma chance melhor de vencer e acasalar com a fêmea. Apesar da aparência assustadora dos chifres dos machos, eles são inofensivos aos seres humanos. As fêmeas não têm chifres, mas geralmente são mais encorpadas e menores do que os machos.

O besouro-hércules pode medir até 17 cm de comprimento, e é a maior das 6 espécies do gênero Dynastes e um dos maiores besouros conhecidos, sendo ultrapassado em comprimento apenas por outros dois besouros da família Cerambycidae - o Macrodontia cervicornis, que pode medir entre 17 e 17,5 cm, e o Titanus giganteus, que também pode medir entre 17 e 17,5 cm. Apesar do seu tamanho, o besouro-hércules é caçado por vários predadores, dentre eles morcegos, ratos, aves, répteis e mamíferos onívoros.

Biologia

O besouro-hércules é um animal onívoro, mas a dieta dos adultos e das larvas é composta essencialmente de matéria vegetal em decomposição. Madeira podre é a refeição favorita do besouro-hércules, juntamente com frutas e outros produtos vegetais e, ocasionalmente, pequenos insetos.

A fêmea do besouro-hércules pode colocar até 100 ovos no chão. O besouro-hércules passa por uma metamorfose completa. Os ovos vão se transformar em larvas e as larvas vão se transformar em pupa, que vão se transformar em insetos adultos. As larvas têm corpos macios, carnudos e de cor creme. A fase larval do besouro-hércules dura um ou dois anos, com a larva crescendo até 11 cm de comprimento e pesando até 120 g.

O besouro-hércules passa grande parte de sua vida em túneis através da sua principal fonte de alimento de madeira podre.

Habitat

O besouro-hércules é um habitante nativo das florestas tropicais.

Distribuição

O besouro-hércules ocorre na América Central, América do Sul e Pequenas Antilhas.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Hercules Beetle." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 7 Feb. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • A-Z Animals.
  • Bristol Zoo Gardens.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.