Aranha-joia-australiana

Fotografia por Damon Corker, CC BY-SA

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Aranha-joia-australiana

Austracantha minax
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
Família Araneidae
Gênero Austracantha
Nome Científico Austracantha minax(Thorell, 1859)
Nome Inglês Australian Jewel Spider, Christmas Spider, Spiny Spider
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A aranha-joia-australiana, conhecida também como aranha-natal e aranha-de-espinhos, pertence à distinta família de aranhas tecelãs de esfera, Araneidae, e é bem ornamentada com espinhos e impressões circulares no abdômen. Como em todas as aranhas, o corpo é dividido em duas partes, o cefalotórax e o abdômen e, em cada lado da boca, existem presas que injetam veneno, e pernas como pedipalpos.

As aranhas do gênero Austracantha têm abdomens coloridos, geralmente vermelhos, amarelos ou brancos, padrões de cores que afastam predadores como pássaros. Como em outros membros de seu gênero, as fêmeas da aranha-joia-australiana têm um corpo rígido, com padrões amarelos e brancos e uma série de espinhos negros. No entanto, a morfia melânica da fêmea muitas vezes é totalmente preta. Os machos das aranhas tecelãs de esfera, incluindo a aranha-joia-australiana, são menores com um abdômen mais cilíndrico e têm um corpo colorido de amarelo, branco, marrom e preto com espinhos pequenos se comparados com os das fêmeas. Ambos os sexos têm seis espinhos que se estendem a partir da extremidade do abdômen.

Os machos da aranha-joia-australiana têm 3 mm de comprimento e as fêmeas entre 7 e 10 mm de comprimento.

Biologia

A aranha-joia-australiana constrói sua teia de seda em forma de esfera, colocando tufos de seda em segmentos específicos. Todas as aranhas são predadoras e carnívoras, alimentando-se pela injeção de veneno em suas presas. Como um alimentador oportunista, a aranha-joia-australiana tem uma teia que é extremamente bem adaptada para capturar insetos voadores.

Como todos os membros do gênero Austracantha, esta espécie geralmente constrói suas teias entre os galhos de arbustos ou em edifícios.

A picada da aranha-joia-australiana é apenas levemente dolorosa, com uma reação local temporária.

As fêmeas e jovens da aranha-joia-australiana tecem teias em esfera solitariamente ou ocasionalmente em grupos, que são conhecidos como "agregações facultativas". As potenciais vantagens das agregações facultativas são: uma melhor proteção contra predadores, aumento na captura de presas e uma melhor escolha de parceiros para as fêmeas.

Ao cortejar uma fêmea, o macho da aranha-joia-australiana começa pela construção de uma "linha ou fio de acasalamento" da vegetação até a borda da teia da fêmea e "dedilha" o fio usando o primeiro e segundo par de pernas. A fêmea é atraída para o "fio de acasalamento" pelo "dedilhar", e então é abraçada fortemente pelo macho, que passa o esperma para a estrutura genital externa da fêmea através de um pedipalpo. O macho defende a fêmea depois do acasalamento, cessando apenas quando a fêmea não estiver mais receptiva.

Os sacos de ovos de formatos variáveis da aranha-joia-australiana são de cor marrom avermelhado, e geralmente são encontrados presos à um galho perto da teia. Os filhotes da aranha-joia-australiana passam a temporada de inverno australiano dentro dos sacos de ovos camuflados, emergindo no início da primavera. Os machos atingem a maturidade em meados de dezembro, enquanto as fêmeas amadurecem mais tarde, em meados de janeiro.

Habitat

A aranha-joia-australiana habita regiões tropicais e temperadas.

Distribuição

A aranha-joia-australiana é comum em toda a Austrália.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Austracantha." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 19 Feb. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Australian Jewel Spider fact file on ARKive.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.