Aranha-dançarina-branca

Fotografia por James Anderson, CC BY-NC-SA

Local da foto: Khomas, Namíbia

 DMC-LZ10 (Panasonic)
Distância Focal: 5mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/320s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 09/09/2008
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Aranha-dançarina-branca

Leucorchestris arenicola
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
Família Sparassidae
Gênero Leucorchestris
Nome Científico Leucorchestris arenicolaLawrence, 1962
Nome Inglês Dancing White Lady Spider
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A aranha-dançarina-branca é uma espécie de aranha caçadora da família Sparassidae.

Como a maioria das aranhas, a aranha-dançarina-branca tem oito olhos, formando uma linha anterior e posterior sobre a carapaça, com ambas as linhas sendo compostas de quatro olhos. Com oito olhos, as aranhas são capazes de designar e otimizar diferentes olhos para diferentes tarefas visuais, por exemplo, navegação e detecção de presas. Tais especializações ocorrem em várias espécies.

A aranha-dançarina-branca é uma aranha grande. Os adultos podem pesar até 5 g, e a sua envergadura de pernas pode ser superior a 10 cm. As fêmeas geralmente são um pouco mais pesadas do que os machos, mas os machos têm pernas mais longas.

Biologia

A aranha-dançarina-branca é conhecida por fazer uma espécie de "dança", daí o seu nome comum. O objetivo da dança é se comunicar com outros machos ou fêmeas. Ela se baseia em vibrações sísmicas para a comunicação. Ela bate as pernas maiores para enviar mensagens para outras aranhas. Quando o macho encontra uma fêmea, ele deve ser extremamente cuidadoso ao enviar sua mensagem, pois uma mensagem mal interpretada pela fêmea pode ser mortal.

A aranha-dançarina-branca é uma espécie noturna. Durante o dia ela evita as temperaturas letais sobre a superfície do deserto permanecendo em tocas escavadas na areia. As tocas são túneis forrados de seda que podem ser ocupados por vários meses. À noite, a caça e a busca por oportunidades de acasalamento são as principais razões para que esta aranha deixe sua toca.

As fêmeas adultas e as aranhas imaturas de ambos os sexos ocupam territórios com um raio de distância de cerca de 3 a 4 m ao redor de suas tocas, e predominantemente limitam suas atividades na superfície a esta área. Os machos adultos, no entanto, muitas vezes se aventuram em longas buscas por fêmeas e por oportunidades de acasalamento. Estas buscas podem levá-los a mais de um quilômetro de distância de suas tocas. Ao deixar a segurança de suas tocas, estas aranhas têm a missão de retornar ao seu ponto de partida (toca). Ambos os sexos são capazes de fazer o trajeto de volta quase que em linha reta no fim dessas excursões, que muitas vezes, são tortuosos na superfície do deserto.

Enquanto os machos adultos se concentram quase que exclusivamente em encontrar oportunidades de acasalamento, as fêmeas adultas e aranhas imaturas são clássicos predadores que se sentam e esperam, caçando fora de suas tocas somente quando uma presa adequada é detectada por vibrações levadas através da areia. As principais presas da aranha-dançarina-branca são: besouros da família Tenebrionidae, aranhas, escorpiões e lagartixas das dunas.

Habitat

A aranha-dançarina-branca tem como habitat as dunas de areia do deserto.

Distribuição

A aranha-dançarina-branca é uma espécie endêmica das dunas do deserto da Namíbia.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Leucorchestris arenicola." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 22 Sep. 2016. Web. 1 Apr. 2017.
  • Thomas Nørgaard, Dan-Eric Nilsson, Joh R. Henschel, Anders Garm, Rüdiger Wehner. Journal of Experimental Biology 2008 211: 816-823; doi: 10.1242/jeb.010546.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.