Aranha-caranguejo-vara-de-ouro

Fotografia por Christophe Quintin, CC BY-NC

Local da foto: França

 NIKON D90 (NIKON CORPORATION)
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Aranha-caranguejo-vara-de-ouro

Misumena vatia
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
Família Thomisidae
Gênero Misumena
Nome Científico Misumena vatia(Clerck, 1757)
Nome Inglês Goldenrod Crab Spider
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A aranha-caranguejo-vara-de-ouro é uma das várias espécies de aranha-caranguejo (conhecida também como aranha-caranguejo-flor) da família Thomisidae. Essa espécie recebe esse nome porque ela é encontrada com frequência na flor de vara-de-ouro (Solidago sp.), uma flor amarela brilhante que atrai um grande número de insetos, especialmente no outono.

Como o seu nome comum sugere, a aranha-caranguejo-vara-de-ouro lembra um caranguejo, com um corpo com formato achatado e largo, e o hábito de sentar com os dois primeiros pares de pernos mantidos abertos. Essa aranha tem a notável capacidade de mudar sua cor para combinar com o ambiente ao redor, geralmente uma flor branca ou amarela, permitindo uma camuflagem perfeita.

Os sexos são diferentes na aparência. As fêmeas são maiores, têm entre 9 e 11 mm, e variam na cor, da branca a verde-clara ou amarela. Elas tendem a ter dois pares de manchas vermelhas brilhantes sobre o abdômen, mas estes podem ser fundidos para formar linhas vermelhas ou mesmo completamente ausentes. Os machos são muito menores em tamanho, têm entre 3 e 4 mm, e têm abdômens brancos esverdeados mais delgados que apresentam listras marrons.

Biologia

A aranha-caranguejo-vara-de-ouro não tece teias para capturar presas. Ao invés disso, ela fica à espreita em flores ou na vegetação esperando a presa passar para rapidamente capturá-la com suas pernas dianteiras. Em seguida, ela injeta veneno no inseto para imobilizá-lo. Ela não enrola sua presa com seda, mas ao invés disso, ela segura sua presa até sugar todos os seus fluídos corporais. Sua dieta é composta de invertebrados como moscas, borboletas, gafanhotos e especialmente abelhas.

Os machos da aranha-caranguejo-vara-de-ouro pulam de flor em flor em busca de fêmeas e são vistos com frequência faltando uma ou mais de suas pernas. Isto pode ser devido a ataques de predadores ou lutas com outros machos. Quando um macho encontra uma fêmea, ele escala a cabeça dela, passa pelo opistossoma até chegar a parte inferior, onde ele insere seus pedipalpos para inseminar ela.

Após o acasalamento, a fêmea da aranha-caranguejo-vara-de-ouro coloca os ovos, dobra uma folha sobre eles e tece um casulo de seda protetora ao redor da folha dobrada. Ela então deixa de se alimentar e fica de guarda sobre os ovos por cerca de três semanas, até a eclosão dos ovos. Depois que os ovos eclodem a fêmea morre.

Habitat

A aranha-caranguejo-vara-de-ouro pode ser encontrada em flores e arbustos em jardins, bosques, pastagens e habitats arbustivos.

Distribuição

A aranha-caranguejo-vara-de-ouro ocorre em grande parte da Europa e América do Norte.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Misumena vatia." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 31 Dec. 2016. Web. 8 Apr. 2017.
  • Crab Spider fact file on ARKive.
  • Mahmoud, M. 2002. "Misumena vatia" (On-line), Animal Diversity Web.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.