Anêmona-do-mar-viajante

Fotografia por John Turnbull, CC BY-NC-SA

Local da foto: Nova Gales do Sul, Austrália

 DSC-RX100M2 (SONY)
Distância Focal: 29mm  •  Abertura: f/9.0  •  Tempo de Exposição: 1/640s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 14/10/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Anêmona-do-mar-viajante

Phlyctenactis tuberculosa
Reino Animalia
Filo Cnidaria
Classe Anthozoa
Ordem Actiniaria
Família Actiniidae
Gênero Phlyctenactis
Nome Científico Phlyctenactis tuberculosa(Quoy & Gaimard, 1833)
Nome Inglês Wandering Sea Anemone, Swimming Anemone
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A anêmona-do-mar-viajante, conhecida também como anêmona-do-mar-nadadora, é uma espécie de invertebrado marinho da família Actiniidae.

O corpo da anêmona-do-mar-viajante é coberto com sacos listrados parecidos com bolhas, e apresenta uma variedade de cores, da laranja acastanhada, malva, cinza-clara até a marrom. Os tentáculos são mais claros e podem ser amarelos, cinza, marrons ou ter uma coloração laranja amarelada pálida. Durante o dia, essa espécie permanece agrupada, parecendo uma bola de feijão cozido.

A anêmona-do-mar-viajante pode crescer até um tamanho máximo de 15 cm de diâmetro, com uma coluna que pode atingir 25 cm de comprimento.

Biologia

A anêmona-do-mar-viajante tem hábitos noturnos. Ela se fixa em rochas, ervas marinhas e algas, mas é capaz de desanexar seu disco pedal, e é comumente encontrada à deriva no fundo do mar.

O nome comum dessa espécie é uma referência a sua capacidade de locomoção. Ela se locomove um pouco por um movimento lado a lado, mas depende principalmente de rolar ou cair com a maré e as ondas que surgem para encontrar lugares para se instalar e se fixar no fundo do mar. Ela também se desloca no fundo do mar rastejando com seu disco basal.

Uma espécie carnívora, a anêmona-do-mar-viajante escala ervas marinhas ou algas à noite para encontrar uma localização melhor para interceptar presas que passam flutuando. É uma espécie peçonhenta e tocar nos seus tentáculos pode causar uma picada dolorosa.

Os membros da classe Anthozoa são gonocóricos ou hermafroditas. Os gametas maduros são lançados na cavidade gastrovascular e desovados através da boca. O zigoto se desenvolve em uma larva plânula planctônica. A metamorfose começa com a morfogênese precoce de tentáculos, septos e faringe antes do assentamento larval na extremidade aboral.

Habitat

A anêmona-do-mar-viajante vive em áreas moderadamente expostas e entre os recifes abrigados em profundidades de até 35 m.

Distribuição

A anêmona-do-mar-viajante ocorre na Austrália (Austrália Ocidental, Vitória, Nova Gales do Sul e Tasmânia) e Nova Zelândia.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Phlyctenactis tuberculosa." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 19 Jan 2017. Web. 27 Nov 2017.
  • Mitchell, M. (2017) Phlyctenactis tuberculosa, Swimming Anemone in Museums Victoria Collections. Acessado em 27 Nov 2017.
  • Bisby, F.A., M.A. Ruggiero, K.L. Wilson, M. Cachuela-Palacio, S.W. Kimani, Y.R. Roskov, A. Soulier-Perkins and J. van Hertum. 2005.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.