Anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha

Fotografia por Nick Hobgood, CC BY-SA

Local da foto: Timor-Leste

 E-330 (OLYMPUS IMAGING CORP. )
Distância Focal: 35mm  •  Abertura: f/11.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 01/11/2006
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha

Entacmaea quadricolor
Reino Animalia
Filo Cnidaria
Classe Anthozoa
Ordem Actiniaria
Família Actiniidae
Gênero Entacmaea
Nome Científico Entacmaea quadricolor(Leuckart in Rüppell & Leuckart, 1828)
Nome Inglês Bubble Tip Anemone, Four Colored Anemone, Maroon Bulb Anemone, Bulb Tip Anemone, Bulb Tentacle Anemone, Bulb Anemone, Rose Anemone
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha é uma espécie de anêmona-do-mar da família Actiniidae. O nome comum dessa espécie deriva das pontas bulbosas em seus tentáculos.

A aparência da anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha pode variar muito de um indivíduo para o outro. Ela pode apresentar uma variedade de morfias incluindo laranja, marrom, castanho, vermelha, rosa e verde com várias combinações e padrões. Algumas anêmonas têm pontas bulbosas em seus tentáculos, algumas não têm, e outras anêmonas têm uma mistura de pontas lisas e pontas bulbosas no mesmo animal.

A anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha pode crescer até 30 cm de diâmetro.

Biologia

Uma característica da anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha é a sua capacidade de manter uma relação simbiótica com o peixe-palhaço, que pode ser hospedado pela anêmona, que lhe fornece abrigo e proteção contra predadores e também proporciona algum alimento. Em troca, o peixe-palhaço fornece alimento para a anêmona.

Na natureza, a anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha é uma hospedeira natural de várias espécies de camarões e de peixes-palhaços. As espécies de peixes-palhaços que a anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha hospeda são:

A anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha obtém a maior parte da sua energia principalmente através da fotossíntese, que é feita por zooxantelas, uma alga fotossintética acelular que vive simbioticamente dentro da anêmona. Os nutrientes da anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha geralmente são obtidos pela filtragem de alimentos com seus tentáculos, ou pela limpeza de resíduos e detritos da superfície do seu parceiro peixe-palhaço.

Na natureza, a anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha é encontrada em dois locais. Grandes espécimes adultos, com tentáculos que são mais contínuos ou pegajosos, são encontrados com frequência em águas mais profundas com menos luz. Esses espécimes geralmente são solitários, enquanto espécimes mais jovens e menores são encontrados com frequência em grupos ou colônias mais perto da superfície, sob luz solar intensa. Esses espécimes tendem a apresentar as pontas bulbosas em seus tentáculos.

Quando se trata de reprodução, a anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha tem sexos separados. Algumas anêmonas são machos e algumas são fêmeas, e elas desovam de tempos em tempos liberando grandes quantidades de esperma e óvulos nas águas ao redor. Alguns desses gametas vão acabar encontrando uns aos outros, e uma vez que ocorre a fertilização, os óvulos vão se desenvolver em larvas. Em seguida, essas larvas eventualmente se assentarão no fundo do mar e vão começar a crescer até se tornarem anêmonas adultas, que podem iniciar todo o ciclo reprodutivo.

A reprodução sexual é importante porque permite que os genes de diferentes anêmonas se misturem, assegurando que exista alguma diversidade em uma população. Mas, a anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha também pode reproduzir assexuadamente. A maioria das outras anêmonas só reproduzem sexualmente, mas essa espécie pode fazer mais por si mesma, sem o uso de qualquer esperma ou óvulo para produzir clones genéticos.

Habitat

A anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha geralmente é encontrada anexada em substratos sólidos ou em fendas dentro de recifes de coral.

Distribuição

A anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha é uma espécie nativa das águas tropicais do Indo-Pacífico, incluindo o Oceano Índico, Fiji, Tonga e Mar Vermelho.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Bubble-tip Anemone." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 13 Feb. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Aquarium's Life.
  • Fresh Marine.
  • Aquarium Domain.
  • Advanced Aquarist.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.