Anêmona-do-mar-de-listras-brancas

Fotografia por Tony Wills, CC BY-SA

Local da foto: Wellington, Nova Zelândia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Anêmona-do-mar-de-listras-brancas

Anthothoe albocincta
Reino Animalia
Filo Cnidaria
Classe Anthozoa
Ordem Actiniaria
Família Sagartiidae
Gênero Anthothoe
Nome Científico Anthothoe albocincta(Hutton, 1879)
Nome Inglês White-striped Anemone
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A anêmona-do-mar-de-listras-brancas é um invertebrado marinho e uma espécie de anêmona marinha da família Sagartiidae.

A anêmona-do-mar-de-listras-brancas tem um padrão distinto de listras brancas e laranja (ocasionalmente podem ser esverdeadas ao invés de laranja) alternadas em sua coluna, um disco central laranja ou verde, e muitos tentáculos brancos e curtos.

Uma pequena espécie de anêmona-do-mar, a anêmona-do-mar-de-listras-brancas pode atingir no máximo 3 cm de diâmetro. Ela é um pouco mais larga do que alta.

A anêmona-do-mar-de-listras-brancas é semelhante à anêmona-do-mar-listrada (Diadumene neozelanica). No entanto, a anêmona-do-mar-listrada é mais escura (as listras são marrons e marrom-escuras) e ela tende a ser mais alta do que larga.

Biologia

Durante a maré alta, a anêmona-do-mar-de-listras-brancas é altamente ativa, alimentando-se de partículas que ela captura. Ela também é capaz de se defender disparando células urticantes de aberturas localizadas na lateral da coluna.

A anêmona-do-mar-de-listras-brancas pode reproduzir sexualmente e por clonagem. Na reprodução sexual, os gametas são liberados na coluna de água onde ocorre a fertilização. O óvulo fertilizado se desenvolve em uma larva plânula que flutua com o plâncton antes de se estabelecer e se desenvolver em outro pólipo. Isso permite a dispersão das anêmonas-do-mar por longas distâncias.

A reprodução por clonagem ocorre por fissão longitudinal. As populações locais consistem de um grande número de indivíduos clonados com tentáculos e discos orais de cor semelhante. A confirmação de que são clones pode ser obtida por genotipagem eletroforética. Foi descoberto que os clones são encontrados em aglomerações, algumas vezes estritamente separados de outras aglomerações com o mesmo genótipo.

Habitat

A anêmona-do-mar-de-listras-brancas vive nas zonas interdital e subtidal, em piscinas rochosas em muitos tipos de substrato, geralmente rochas, e às vezes esponjas, algas, carapaças de gastrópodes e ascídias. Ela é encontrada em profundidades de até aproximadamente 25 m.

Distribuição

A anêmona-do-mar-de-listras-brancas ocorre nas águas do sudeste da Austrália (Nova Gales do Sul, Vitória e Tasmânia) e na Nova Zelândia.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Anthothoe albocincta." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 12 Feb. 2017. Web. 27 Mar. 2017.
  • Australian Museum.
  • Intertidal Sea Anemones (Actinaria) of the Auckland Region - An Unofficial Guide.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.