Água-viva-pintada-australiana

Fotografia por Nick Hobgood, CC BY-SA

Local da foto: Departamento Nordeste, Haiti

 E-330 (OLYMPUS IMAGING CORP.)
Distância Focal: 10mm  •  Abertura: f/13.0  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 10/04/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Água-viva-pintada-australiana

Phyllorhiza punctata
Reino Animalia
Filo Cnidaria
Classe Scyphozoa
Ordem Rhizostomae
Família Mastigiidae
Gênero Phyllorhiza
Nome Científico Phyllorhiza punctataLendenfeld, 1884
Nome Inglês Australian Spotted Jellyfish, White-spotted Jellyfish, Floating Bell
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A água-viva-pintada-australiana é uma grande espécie de água-viva da família Mastigiidae.

A estrutura do corpo da água-viva-pintada-australiana tem a forma de um sino ou guarda-chuva, que é arredondado, um pouco achatado, gelatinoso e transparente ou eventualmente marrom, com muitos pontos pequenos brancos cristalinos próximos à superfície. Dentro da sua área de ocorrência nativa e em certas localidades onde foi introduzida, zooxantelas simbióticas residem no tecido do animal, dando a esta água-viva uma tonalidade acastanhada. 90% do seu corpo é composto de água, que permite que o animal flutue facilmente na água.

A água-viva-pintada-australiana pode medir entre 45 e 50 cm de diâmetro.

Biologia

Um fato interessante desta espécie é que algumas das maiores águas-vivas têm pequenos peixes que vivem com elas. Os peixes usam o interior do "sino" das águas-vivas como proteção contra predadores maiores até atingirem a maturidade.

As águas-vivas verdadeiras passam por um ciclo de vida de dois estágios, que consiste num estágio de medusa (adulto) e uma fase de pólipo (juvenil). Na fase medusa, o macho libera esperma na água e a fêmea recolhe o esperma em sua boca, onde ela mantém os ovos. Uma vez que ocorre a fertilização e as larvas são formadas, elas deixam sua mãe e se depositam no fundo do oceano. Uma vez no fundo do oceano, ocorre uma forma pólipo, e esta forma se reproduz assexuadamente por "clonagem" ou se dividindo em outros pólipos. Uma água-viva pode viver até cinco anos na fase de pólipo e até dois anos na fase de medusa.

Esta espécie de água-viva é bastante inofensiva e sua picada contém apenas um leve veneno que não causa nenhuma reação ou efeito grave. Apesar de parecer muito delicada e inofensiva, a água-viva-pintada-australiana representa um tipo diferente de ameaça aos ecossistemas marinhos.

As águas-vivas-australianas-pintadas são como esponjas, pois elas também filtram uma grande quantidade de água do mar por dia em busca de alimento e nutrição. Elas se alimentam principalmente de plânctons microscópicos que estão presentes em grande quantidade na água do mar. No entanto, o problema surge com o fato de que elas podem filtrar até cerca de 13.200 galões de água do mar todos os dias! Além disso, elas podem ser encontradas em grandes grupos, e a ingestão de plânctons por estes grandes grupos pode ser muito elevada. Isto causa uma grave ameaça para o frágil equilíbrio dos ecossistemas marinhos. Existem várias outras criaturas marinhas, como corais e anêmonas-do-mar e, até mesmo as baleias, que dependem destes plânctons microscópicos para a sua alimentação.

O consumo de plânctons por grandes grupos destas águas-vivas deixa pouco alimento para outras espécies marinhas, que enfrentam a ameaça de morte pela pouca disponibilidade de alimento. Isto já está se tornando um grande problema na costa da Austrália, habitat original desta água-viva.

Habitat

A água-viva-pintada-australiana habita preferencialmente mares temperados quentes e muitas vezes se agrega abundantemente em águas perto da costa. Pode ser encontrada nadando perto da superfície em águas turvas perto de estuários, em portos e baías.

Distribuição

A água-viva-pintada-australiana é nativa do Pacífico Ocidental - da Austrália até o Japão, mas foi introduzida amplamente em outros lugares. Tem uma ampla distribuição ao longo das águas costeiras e lagunares australianas e ocorre ao longo do Oceano Indo-Pacífico, incluindo o arquipélago das Filipinas.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Phyllorhiza punctata." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Mar. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Global Invasive Species Database (GISB) Species Profile: Phyllorhiza punctata.
  • J. Masterson, Smithsonian Marine Station.
  • Jellyfish Facts.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.