Água-viva-de-papua

Fotografia por Mark Rosenstein, CC BY-NC-SA

Local da foto: Koror, Palau

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 17mm  •  Abertura: f/4.5  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 19/02/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Água-viva-de-papua

Mastigias papua
Reino Animalia
Filo Cnidaria
Classe Scyphozoa
Ordem Rhizostomae
Família Mastigiidae
Gênero Mastigias
Nome Científico Mastigias papua(Lesson, 1830)
Nome Inglês Papuan Jellyfish, Spotted Lagoon Jelly, Golden Medusa
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A água-viva-de-papua é um invertebrado marinho da família Mastigiidae e uma das sete espécies de águas-vivas verdadeiras do gênero Mastigias.

A água-viva-de-papua tem um sino translúcido, que geralmente tem um formato hemisférico, com um diâmetro que varia de 30 a 80 mm. Ao invés de uma única boca, a água-viva-de-papua tem múltiplas bocas em seus braços orais. Essa espécie tem 8 braços orais com franjas, ao invés de tentáculos, cujo comprimento total é aproximadamente igual ao diâmetro do sino. Os braços pendem abaixo da borda do sino.

A água-viva-de-papua apresenta significativa variação de cor, mas o sino geralmente é azul-esverdeado ao verde-oliva com oval amarelo, branco e/ou marrom, e pontos granulares sobre a superfície superior do sino. Essa coloração pode ser atribuída às zooxantelas que vivem simbioticamente na gelatinosa mesogleia entre as camadas exteriores e interiores do sino da água-viva.

Biologia

As zooxantelas são a principal fonte de energia da água-viva-de-papua e vivem em seus tecidos. No entanto, 30 por cento vem de presas que ela captura com seus braços orais (a maioria das outras águas-vivas usam tentáculos), tais como zooplâncton, fitoplâncton e pequenos invertebrados. As múltiplas bocas dos braços orais engolem o alimento, que então é transferido para a cavidade gastrovascular através das suas bocas nos braços orais e o envia para o corpo pelos canais ao longo dos braços.

A água-viva-de-papua é uma água-viva verdadeira e tem um ciclo de reprodução em duas fases: sexuada e assexuada. Ela também responde evolutivamente aos seus habitas específicos. A época de reprodução ocorre de maio a junho. Os machos liberam esperma que nada até os ovos dentro da fêmea, onde ocorre a fertilização. A fêmea pode incubar os ovos fertilizados em seus filamentos dentro dos braços orais e disco até eles eclodirem em larvas que nadam livremente.

Após a eclosão, a larva procura uma superfície dura adequada para se fixar de cabeça para baixo. A busca por um local adequado pode levar algumas horas ou vários dias. A larva fixada se torna um pólipo que se alimenta de presas flutuantes até se tornar grande o suficiente para reproduzir assexuadamente por brotamento de clones não móveis de si mesmo, ou passando por estrobilização, onde éfiras de cor verde-amarela que vão amadurecer em medusas adultas são produzidas. A água-viva-de-papua requer temperatura específica, salinidade e sinais exógenos para a estrobilização adequada ocorrer. Ela pode ocorrer apenas em águas com temperaturas mais frias, pois águas com temperaturas mais quentes matam as simbióticas zooxantelas.

Habitat

A água-viva-de-papua vive em lagoas, baías e lagos, onde ela se move na coluna de água para encontrar a luz necessária para as suas zooxantelas.

Distribuição

A água-viva-de-papua é encontrada no Oceano Índico, Mar da China até o Japão, e pelo Pacífico até as Ilhas Fiji. É encontrada também no Indo-Pacífico Ocidental.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Spotted Jelly." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Chang, Y. 2011. "Mastigias papua" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Aquarium of the Pacific.

Mais Espécies de Invertebrados

Conheça mais espécies de Invertebrados selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.