Urubu-rei

Fotografia por Christian Sanchez, CC BY-NC

Local da foto: Costa Rica

 NIKON D4 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 600mm  •  Abertura: f/7.1  •  Tempo de Exposição: 1/1250s  •  ISO: 1000
Data em que a foto foi tirada: 18/11/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Urubu-rei

Sarcoramphus papa
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Cathartiformes
Família Cathartidae
Gênero Sarcoramphus
Nome Científico Sarcoramphus papa(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês King Vulture
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O urubu-rei é uma grande espécie de abutre do Novo Mundo da família Cathartidae.

Uma ave imponente, o urubu-rei tem uma plumagem predominantemente branca, com uma ligeira coloração rosa/amarela. Em contraste, a plumagem das asas, penas de voo e cauda são cinza-escuras a preta, assim como a proeminente "juba" do pescoço. A cabeça e o pescoço não têm penas. A cabeça tem tons de pele vermelho e roxo, o pescoço tem uma coloração alaranjada vívida e a garganta é amarela. Na cabeça a pele é enrugada e dobrada, e existe uma crista dourada muito visível anexada acima do seu bico laranja e preto.

O urubu-rei tem o bico mais forte dos abutres do Novo Mundo. Sua ponta tem um formato de gancho e é afiada. Suas asas são largas, e sua cauda é larga, curta e quadrada. A íris do olho é branca. Suas pernas são cinza e suas garras são longas e grossas.

Com exceção do condor-dos-andes (Vultur gryphus) e do condor-da-califórnia (Gymnogyps californianus), o urubu-rei é a maior espécie de abutre do Novo Mundo. Seu comprimento total varia entre 67 e 81 cm, e sua envergadura de asas é de 120 a 200 cm. Seu peso varia entre 2,7 e 4,5 kg.

Biologia

A dieta do urubu-rei é composta de animais mortos (carcaças). Ao contrário de outros abutres do Novo Mundo, o urubu-rei possivelmente não tem um olfato desenvolvido. Ele voa alto no céu observando e esperando que outros abutres menores encontrem uma carcaça, só então ele voa até o chão para se alimentar.

O urubu-rei permanece em unidade familiar e não se reúne em grandes grupos. Ele permanece "oculto" na maioria das vezes, sentado no alto da copa das árvores ou voando e planando alto no céu à procura de comida. Não é uma ave migratória, e é vista nas mesmas áreas durante todo o ano.

O urubu-rei geralmente reproduz durante a estação seca. Ele não constrói ninho, mas coloca seus ovos em buracos de troncos podres ou fendas de árvores. A fêmea geralmente coloca apenas um ovo branco cremoso, que é incubado pelo casal durante cerca de 53 a 58 dias. Após a eclosão do ovo, o casal compartilha a tarefa de cuidar do filhote. O jovem começa apresentar a plumagem adulta após 18 meses de idade, e leva cerca de 4 anos até estar completamente crescido, época em que ele atinge a maturidade sexual.

Habitat

O urubu-rei habita principalmente florestas de planícies tropicais primárias, bem como savanas e pastagens com florestas próximas.

Distribuição

O urubu-rei ocorre do sul do México, por toda a América Central e América do Sul, até o norte da Argentina.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "King Vulture." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 25 Mar 2017. Web. 31 Mar 2017.
  • Ormiston, D. 2003. "Sarcoramphus papa" (On-line), Animal Diversity Web.
  • BirdLife International. 2016. Sarcoramphus papa. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22697645A93627003.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.