Tucano-toco

Copyright © Ogniets

Local da foto: Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 287mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/1000s  •  ISO: 640
Data em que a foto foi tirada: 18/06/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tucano-toco

Ramphastos toco
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Piciformes
Família Ramphastidae
Gênero Ramphastos
Nome Científico Ramphastos tocoStatius Muller, 1776
Nome Inglês Toco Toucan
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O tucano-toco, conhecido também como tucano-açu, é uma ave da família Ramphastidae. É a maior e provavelmente a mais conhecida espécie da família dos tucanos.

O tucano-toco tem uma plumagem marcante, com um corpo principalmente preto, a garganta, peito e a plumagem superior da cauda são brancas, e a plumagem embaixo da cauda é vermelha. O que parece ser uma íris azul é, na verdade, uma fina pele azul ao redor dos olhos. Esta pele azul é rodeada por outro anel de pele nua laranja. A característica mais notável, no entanto, é o seu enorme bico, que tem entre 15 e 23 cm de comprimento e é amarelo alaranjado, com uma base preta e uma grande mancha preta na ponta. O bico parece pesado, mas como em outros tucanos, é relativamente leve em grande parte porque o interior é oco. A língua é quase tão longa quanto o bico e muito plana.

O tucano-toco tem um comprimento total de 55 a 65 cm e seu peso varia entre 500 e 876 g. O macho é maior é mais pesado do que a fêmea.

Biologia

O tucano-toco é uma ave frugívora do dossel das árvores, cuja dieta é composta principalmente de frutas, mas ele é considerado um oportunista. Ele se alimenta também de vários tipos de insetos, filhotes e ovos de outras aves, incluindo os da ameaçada arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus).

O tucano-toco é uma ave social, geralmente vista em pares ou em pequenos grupos. A nidificação é sazonal, mas a época é diferente entre as regiões onde ele ocorre. O ninho geralmente é feito em cavidades de árvores altas, onde a fêmea coloca entre 2 e 4 ovos alguns dias após o acasalamento. Os ovos são incubados pelo casal e eclodem após um período de 17 a 18 dias. Os filhotes nascem com pele nua, olhos fechados e são indefesos até aproximadamente 6 a 8 semanas. Neste momento, os jovens começam a desenvolver os seus característicos bicos e emplumam algum tempo depois. O tucano-toco atinge a maturidade sexual aos 3 ou 4 anos de idade e pode viver, em média, 20 anos na natureza.

Habitat

Ao contrário de outros membros do gênero Ramphastos, o tucano-toco não é uma espécie de floresta. Ele pode ser encontrado em uma ampla variedade de habitats semiabertos, como bosques, savanas e outros habitats abertos com árvores dispersas, cerrado, plantações, bordas de florestas e até mesmo jardins arborizados. É uma espécie principalmente de planícies, mas ocorre até 1.750 m de altitude.

Distribuição

O tucano-toco ocorre na Argentina, Bolívia, Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname.

Subespécies

  • Ramphastos toco albogularis - ocorre no leste sudeste e sul do Brasil até o Paraguai, norte da Bolívia e norte da Argentina.
  • Ramphastos toco toco - ocorre nas Guianas, norte e nordeste do Brasil; existem registros da espécie no sudeste do Peru.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Toco Toucan." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Mar 2017. Web. 31 Mar 2017.
  • BirdLife International. 2016. Ramphastos toco. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22682164A92932598.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.