Tucano-bico-de-arco-íris

Fotografia por Zak Pohlen, CC BY-NC-SA

Local da foto: Província de Alajuela, Costa Rica

 Canon EOS 40D (Canon)
Distância Focal: 210mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 08/02/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tucano-bico-de-arco-íris

Ramphastos sulfuratus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Piciformes
Família Ramphastidae
Gênero Ramphastos
Nome Científico Ramphastos sulfuratusLesson, 1830
Nome Inglês Keel-billed Toucan, Rainbow-billed Toucan, Sulfur-breasted Toucan
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O tucano-bico-de-arco-íris é uma grande espécie de tucano da família Ramphastidae e a ave nacional de Belize.

O tucano-bico-de-arco-íris tem uma plumagem preta, garganta e peito de cor amarelo brilhante, penas vermelhas vibrantes sob sua cauda, pernas e pés azuis e uma face verde e amarela. O bico, que pode crescer até um terço do comprimento do seu corpo, tem formato de banana, é principalmente verde com uma ponta vermelha e laranja dos lados. Apesar do seu bico parecer grande e pesado, na verdade ele é um osso oco esponjoso coberto de queratina, uma proteína rígida e muito leve.

O tucano-bico-de-arco-íris tem entre 42 e 55 cm de comprimento total (incluindo o bico) e peso entre 380 e 500 g. Machos e fêmeas são semelhantes na aparência, mas os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas.

Biologia

A dieta do tucano-bico-de-arco-íris é composta principalmente de uma grande variedade de frutas, mas também pode incluir insetos, ovos, filhotes de aves e lagartos, bem como pequenos pássaros. O bico, surpreendentemente ágil, permite que o tucano aproveite uma grande variedade de frutas que de outra forma não poderiam ser alcançadas. Ao comer a fruta, ele usa o seu bico para dissecá-la e, em seguida, lança a cabeça para trás para engolir a fruta inteira. Depois que ele engole a fruta ele regurgita as sementes maiores, enquanto as menores passam pelo seu sistema digestivo. Sendo assim, o tucano-bico-de-arco-íris desempenha um papel importante na reprodução de árvores frutíferas, das quais ele depende.

Como muitos tucanos, o tucano-bico-de-arco-íris é uma ave muito social, raramente vista sozinha. Ele vive em bandos de 6 a 12 indivíduos e raramente voa longas distâncias por causa de suas asas pesadas, mas é bastante ágil pulando de galho em galho. Os bandos pernoitam em buracos de troncos de árvores, algumas vezes com várias aves se aglomerando em um buraco. Ele é mais ativo durante o amanhecer e ao entardecer.

Aparentemente o tucano-bico-de-arco-íris é uma ave monogâmica. Algumas vezes, um casal defende uma árvore de frutas de outros tucanos e outras aves frugívoras. Ele nidifica em cavidades de árvores naturais ou feitas por pica-paus, onde a fêmea coloca entre 1 e 4 ovos. O macho e a fêmea compartilham o cuidado dos ovos, revezando-se durante a incubação, que dura aproximadamente 15 a 20 dias. Após a eclosão dos ovos o macho e a fêmea se revezam novamente para alimentar os filhotes. Quando os filhotes nascem, eles não têm penas e seus olhos permanecem fechados por aproximadamente 3 semanas. Os filhotes permanecem no ninho por cerca de 8 a 9 semanas, enquanto seus bicos se desenvolvem e até que eles estejam prontos para voar.

Habitat

O tucano-bico-de-arco-íris vive na copa das árvores de florestas tropicais, subtropicais e de várzea, em altitudes de até 1.900 m.

Distribuição

O tucano-bico-de-arco-íris é encontrado do sul do México até o norte da Colômbia e norte da Venezuela.

Subespécies

  • Ramphastos sulfuratus brevicarinatus - ocorre do sudeste da Guatemala até o norte da Colômbia e extremo noroeste da Venezuela.
  • Ramphastos sulfuratus sulfuratus - ocorre das planícies do sudeste do México até Belize, Guatemala e Honduras.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Keel-billed Toucan." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Mar 2017. Web. 6 Abr 2017.
  • Carney, M. 2001. "Ramphastos sulfuratus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Rainforest Alliance.
  • BirdLife International. 2016. Ramphastos sulfuratus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22682102A92931404.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.