Tiê-preto

Fotografia por Carlos Meireles, CC BY

Local da foto: Brasil

 NIKON D5100 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 25/08/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tiê-preto

Tachyphonus coronatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Tachyphonus
Nome Científico Tachyphonus coronatus(Vieillot, 1822)
Nome Inglês Ruby-crowned Tanager
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O tiê-preto é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

O macho adulto do tiê-preto tem uma plumagem inteiramente preta brilhante com um tom azulado. A parte debaixo das asas é branca. O macho também tem uma faixa estreita de cor vermelho escarlate no centro da coroa, que geralmente não é visível, a menos que a crista seja levantada. A fêmea adulta tem uma plumagem marrom avermelhada acima com a cabeça mais cinzenta, garganta esbranquiçada e partes inferiores cor de canela. As aves imaturas são mais parecidas com as fêmeas adultas, e os machos imaturos têm manchas pretas.

A mandíbula superior do macho é preta, a mandíbula inferior é cinza azulada com uma ponta preta, a íris é marrom-escura, e a cor das pernas varia da cinza-escura a preta. A fêmea tem o tarso e mandíbulas cinza-escuras.

O tiê-preto geralmente tem entre 16 e 18 cm de comprimento e peso entre 26 e 29 g.

Biologia

O tiê-preto é uma espécie onívora e geralmente forrageia perto do solo em bordas de florestas, mas também a partir da altura média até a copa das árvores. É um forrageador muito ativo, muitas vezes visto descendo em arbustos ou bases de plantas para colher frutos. Ele se alimenta de insetos, frutos, sementes e flores. É uma ave que tem movimentos frequentes e inquietos, com voos curtos ao redor das áreas de forrageamento.

No gênero Tachyphonus, o macho corteja a fêmea ou mostra superioridade para outro macho ao abrir e fechar repetidamente suas asas para mostrar a cobertura branca debaixo das asas. O macho também levanta sua crista para mostrar a coroa vermelho escarlate.

O tiê-preto é visto principalmente em pares, mas também pode ser visto isoladamente ou em grupos familiares de 3 ou 4 indivíduos. Algumas vezes ele pode ser visto em agregações maiores, mas raramente em bandos de espécies mistas.

O tiê-preto geralmente reproduz no verão, do final de setembro até janeiro. Geralmente ele constrói seu ninho a menos de 2 m do solo, na vegetação densa. O ninho, em forma de cesto, é confeccionado com ramos, cipós e folhas, e é forrado internamente com raízes finas. A fêmea coloca de 2 a 3 ovos ligeiramente brilhantes, com uma cor de base esbranquiçada tingida com rosa-salmão ou amarelada com manchas de cor marrom avermelhada ao marrom chocolate.

Habitat

O tiê-preto é comum nas bordas de florestas tropicais de planície. Ele também é encontrado nas bordas de florestas de montanha a aproximadamente 1.300 m de altitude e, ocasionalmente, dentro de florestas secundárias. Ele vive ao longo de bordas de florestas semidecíduas, em florestas úmidas de folhas largas, bosques abertos, fragmentos de florestas e matas.

Distribuição

O tiê-preto ocorre na região zoogeográfica da Mata Atlântica na sub-região da costa Atlântica sul, do Brasil, Paraguai e Argentina.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Ruby-crowned Tanager." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 10 Jan 2017. Web. 26 Mar 2017.
  • Tiê-preto (Tachyphonus coronatus). WikiAves, a Enciclopédia das Aves do Brasil.
  • Barnes, Megan. 2016. Ruby-crowned Tanager (Tachyphonus coronatus), Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Ithaca: Cornell Lab of Ornithology.
  • BirdLife International. 2016. Tachyphonus coronatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22722397A94764590.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.