Tico-tico-rei

Fotografia por Cláudio Dias Timm, CC BY-NC

Local da foto: Rio Grande do Sul, Brasil

 NIKON D90 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/400s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 10/07/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tico-tico-rei

Coryphospingus cucullatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Coryphospingus
Nome Científico Coryphospingus cucullatus(Müller, 1776)
Nome Inglês Red-crested Finch, Red Pileated Finch
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O tico-tico-rei é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

O macho do tico-tico-rei tem uma coloração castanho-avermelhada nas partes superiores e vermelha nas partes inferiores, uma coroa negra e uma listra coronal vermelho escarlate parcialmente escondida, além de um belo topete vermelho brilhante, que só é exibido quando está excitado ou cantando. A fêmea não tem topete e tem uma coloração castanho-avermelhada com uma garganta esbranquiçada e uropígio vermelho-carmesim. Ambos os sexos têm um anel branco ao redor dos olhos e um bico cônico.

O tico-tico-rei tem entre 13 e 14 cm de comprimento e pesa entre 11 e 18 g.

Biologia

A dieta do tico-tico-rei é composta de sementes, brotos, frutas e insetos que caça em voo ou no solo.

Uma ave discreta, o tico-tico-rei pode ser encontrado sozinho ou eventualmente em bandos mistos de espécies de aves que se alimentam de sementes, mas na época de reprodução, entre setembro e fevereiro, forma casal.

A construção do ninho do tico-tico-rei geralmente é realizada pelo casal, com fibras vegetais entrelaçadas, líquens, folhas secas, grama seca, raízes finas e teias de aranha. O ninho tem formato de taça, tem entre 6,5 e 7,9 cm de diâmetro externo, entre 4,8 e 6,0 cm de diâmetro interno, entre 3,4 e 4,9 cm de altura externa e entre 2,7 e 3,7 cm de altura interna. O interior do ninho é coberto com folhas e fibras finas ou qualquer tipo de material macio.

No sudeste do Brasil, a reprodução do tico-tico-rei ocorre entre outubro e fevereiro. A fêmea coloca uma ninhada de 2 a 3 ovos de cor branca, os quais são postos em dias consecutivos. O período de incubação é de 11 a 12 dias. Somente a fêmea incuba os ovos e alimenta os filhotes com mais frequência do que o macho.

Habitat

O tico-tico-rei habita bosques, áreas de vegetação de cerrado, floresta secundária baixa e esparsa, bordas de florestas, pomares e outros habitats agrícolas.

Distribuição

O tico-tico-rei é encontrado na Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai.

Subespécies

  • Coryphospingus cucullatus cucullatus - ocorre nas Guianas, Suriname e leste do Pará, no Brasil.
  • Coryphospingus cucullatus fargoi - ocorre do norte do Peru até a Bolívia, oeste do Paraguai e norte da Argentina.
  • Coryphospingus cucullatus rubescens - ocorre do Mato Grosso e Goiás ao oeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do leste do Paraguai, Uruguai e no nordeste da Argentina.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Coryphospingus cucullatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22723051A94801491. Acessado em  07 Nov 2017.
  • "Coryphospingus cucullatus." Wikipedia, La enciclopedia libre. 26 Set 2017. Web. 7 Nov 2017.
  • Tico-tico-rei (Coryphospingus cucullatus). WikiAves, a Enciclopédia das Aves do Brasil.
  • Red-crested Finch (Coryphospingus cucullatus), In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca.
  • Reproductive behavior of the Red-crested Finch Coryphospingus cucullatus (Aves: Thraupidae) in southeastern Brazil, http://dx.doi.org/10.1590/S1984-4689zool-20160071
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.