Tangará-multicolorido

Copyright © Tom Friedel, www.birdphotos.com

Local da foto: Cali, Colômbia

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 600mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 1250
Data em que a foto foi tirada: 01/04/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tangará-multicolorido

Chlorochrysa nitidissima
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Chlorochrysa
Nome Científico Chlorochrysa nitidissimaSclater, 1873
Nome Inglês Multicolored Tanager, Multicoloured Tanager
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

O tangará-multicolorido é uma ave passeriforme da família Thraupidae e uma das três espécies de tangarás do gênero Chlorochrysa.

O macho do tangará-multicolorido tem face, coroa e garganta amarelas, uma nuca verde brilhante, uma mancha preta nos lados do pescoço com borda castanho abaixo, manto amarelo, uropígio azul-esverdeado, asas e cauda verde-esmeralda, e partes inferiores azuis brilhantes com uma mancha preta no centro. A fêmea é semelhante ao macho na coloração, mas é mais opaca e não tem o manto amarelo e a mancha preta nas partes inferiores. Indivíduos imaturos de ambos os sexos lembram as fêmeas, mas são mais opacos.

O tangará-multicolorido tem aproximadamente 12 cm de comprimento e peso entre 17 e 21 g.

Biologia

A dieta do tangará-multicolorido é composta de frutas e de uma variedade de insetos. Forrageia em pares ou frequentemente em bandos de aves de espécies mistas, e tende a permanecer dentro dos níveis médio a superior da floresta. Geralmente procura por insetos na parte inferior das folhas.

As informações sobre o comportamento de reprodução e a sazonalidade do tangará-multicolorido consistem principalmente de registros individuais e isolados. Hilty e Brown relataram um juvenil com dois adultos em 1 de novembro, e um juvenil crescido em 8 de janeiro. Ambos os registros vieram dos Andes ocidental (Cordilheira Ocidental). Em agosto de 1990, dois adultos foram vistos alimentando seus filhotes na mesma área, e em janeiro de 2000, um juvenil e dois adultos foram observados consumindo frutas no Valle del Cauca. Um juvenil e um macho adulto foram avistados em 11 de fevereiro de 2001 no quilômetro 18 da rodovia Cali-Buenaventura. Registros da Cordilheira Central incluem avistamentos de dois juvenis e adultos em março de 2000, em La Magdalena. Em 1996, juvenis foram avistados em duas áreas no departamento de Risaralda. Três espécimes em condição reprodutiva e um espécime imaturo foram coletados em maio e junho na Cordilheira Central. Coletivamente, esses dados sugerem que adultos reproduzem de novembro a agosto, um padrão comum entre aves residentes tropicais.

Habitat

O tangará-multicolorido habita florestas montanas úmidas e bordas de florestas na zona subtropical. Em áreas adjacentes, também ocorre regularmente em florestas secundárias maduras e clareiras com algumas árvores grandes. É encontrado principalmente entre 1.300 e 2.200 m de altitude, mas pode ser encontrado a 1.140 m de altitude na porção central dos Andes, e a 900 m de altitude na porção ocidental dos Andes.

Distribuição

O tangará-multicolorido é uma espécie endêmica da Colômbia. Ele ocorre no oeste e centro-norte dos Andes da Colômbia (Antioquia, Caldas, Risaralda, Quindío, Valle del Cauca e Cauca).

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Chlorochrysa nitidissima. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22722799A94785358. Acessado em 20 Nov 2017.
  • BirdLife International (2017) Species factsheet: Chlorochrysa nitidissima. Acessado em 20 Nov 2017.
  • Hilty, S. (2017). Multicolored Tanager (Chlorochrysa nitidissima). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 20 Nov 2017.
  • Multicolored Tanager (Chlorochrysa nitidissima), In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, New York, USA.
  • Wikipedia contributors. "Multicoloured Tanager." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Nov 2017. Web. 20 Nov 2017.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.