Tadorna-rajá

Fotografia por JJ Harrison, CC BY

Local da foto: Queensland, Austrália

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 500mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 30/06/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tadorna-rajá

Radjah radjah
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Anseriformes
Família Anatidae
Gênero Radjah
Nome Científico Radjah radjah(Lesson, 1828)
Nome Inglês Radjah Shelduck, Raja Shelduck, Black-backed Shelduck
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A tadorna-rajá, conhecida também como tadorna-de-dorso-preto, é uma espécie de tadorna da família Anatidae, a família dos patos, gansos e cisnes.

Machos e fêmeas da tadorna-rajá são principalmente brancos, com as pontas das asas escuras e um distinto "colar" de penas escuras. Vista de cima em voo, a tadorna-rajá tem faixas verdes na parte superior de suas asas. O bico e as pernas são cor-de-rosa. A tadorna-rajá tem entre 51 e 61 cm de comprimento.

Biologia

A dieta da tadorna-rajá consiste principalmente de moluscos, insetos, ciperáceas e algas. Os casais começam a procurar locais de nidificação durante os meses de janeiro e fevereiro. O ninho é construído perto de sua fonte de alimento primário, muitas vezes nas cavidades de galhos de árvores, o que torna essa espécie muito vulnerável à destruição do seu habitat.

A tadorna-rajá forma vínculos de casal de longo prazo e geralmente é encontrada em pares solitários ou em pequenos grupos. Durante a estação chuvosa os machos geralmente se tornam muito irritáveis, e há registros de machos atacando suas parceiras. A fêmea tem um chamado parecido com o tilintar de um sino, enquanto o macho emite um assobio profundo.

A tadorna-rajá não usa materiais de nidificação, exceto algumas de suas próprias penas que caem. A fêmea coloca seus ovos geralmente em maio ou junho, mas depende da extensão da estação chuvosa. A ninhada varia de 6 a 12 ovos e o período de incubação é de aproximadamente 30 dias.

Habitat

A tadorna-rajá tem preferência por águas salobras de manguezais e pântanos com árvores-do-chá (gênero Melaleuca), mas ela também visita pântanos de água doce, lagoas e meandros abandonados (pequenos lagos em forma de "U" que se formam quando um rio muda de curso) mais para o interior durante a estação chuvosa.

Distribuição

A tadorna-rajá é encontrada nas florestas de mangue e litoral da Nova Guiné e Austrália, e em algumas das Ilhas Molucas. Na Austrália ela ocorre principalmente na costa tropical do norte, desde Queensland central, passando pelo Território do Norte (incluindo o Parque Nacional Kakadu) até Kimberly na Austrália Ocidental.

Subespécies

  • Radjah radjah radjah - ocorre das Ilhas Molucas até Nova Guiné e ilhas adjacentes.
  • Radjah radjah rufitergum - ocorre na costa norte e leste da Austrália tropical.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Radjah Shelduck." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 19 Fev 2017. Web. 08 Abr 2017.
  • "Tadorne Radjah." Wikipédia, l'encyclopédie libre. 02 Dez 2016. Web. 08 Abr 2017.
  • BirdLife International. 2016. Radjah radjah. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22680029A92839434.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.