Tadorna-ferrugem

Fotografia por Sumeet Moghe, CC BY-NC-SA

Local da foto: Índia

 Canon EOS 60D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/640s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 21/02/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tadorna-ferrugem

Tadorna ferruginea
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Anseriformes
Família Anatidae
Gênero Tadorna
Nome Científico Tadorna ferruginea(Pallas, 1764)
Nome Inglês Ruddy Shelduck
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A tadorna-ferrugem, conhecida também como pato-ferrugíneo, é uma ave da família Anatidae, a família dos patos, gansos e cisnes.

Uma ave distinta com uma bela plumagem de cor alaranjada/ferrugem, a tadorna-ferrugem parece muito diferente de quase todas as outras aves aquáticas. A cabeça é mais clara do que o corpo, com uma face e coroa brancas e geralmente existe uma mancha escura na parte de trás da cabeça. O pescoço é amarelado e o bico é preto. A parte traseira, cauda e as penas primárias e secundárias são pretas, muitas vezes com um verde brilhante, e contrastam com o branco da cobertura das asas que são mais visíveis quando a ave está em voo. As pernas e os pés são pretos.

Os sexos desta distinta espécie são semelhantes, mas o macho geralmente é maior e tem um colar preto na parte inferior do pescoço na época de reprodução. A fêmea geralmente tem a face mais branca. O juvenil é semelhante à fêmea, mas mais maçante e com um dorso mais marrom.

A tadorna-ferrugem tem entre 58 e 70 cm de comprimento, com uma envergadura de asas entre 110 e 135 cm. Ela nada bem e, em voo, parece pesada, mais parecida com um ganso do que com um pato.

Biologia

A tadorna-ferrugem nada com uma postura característica, a cabeça se mantém ereta, mas a parte da frente do corpo permanece muito baixa na água, e a parte traseira levantada.

Um alimentador noturno e oportunista, a tadorna-ferrugem tem uma dieta onívora composta de uma variedade de vegetação aquática e terrestre, insetos, peixes, sapos e vermes.

Apesar de gregária durante grande parte do ano, ocorrendo principalmente em pequenos grupos ao longo de rios, durante a época de reprodução a tadorna-ferrugem é agressiva com membros da mesma espécie e é encontrada em pares bem dispersos.

O ninho da tadorna-ferrugem é uma cavidade criada em um banco de areia ou argila, onde geralmente são colocados de 8 a 9 ovos. O macho defende o ninho enquanto a fêmea incuba os ovos por 28 a 29 dias, mas ambos os adultos tendem a cuidar dos filhotes. As jovens aves emplumam após cerca de 55 dias, e os adultos então passam um período de cerca de 4 semanas sem voar, período em que todas as penas são eliminadas e substituídas. Após este período de muda, algumas populações da tadorna-ferrugem migram para o sul para invernarem em latitudes mais baixas ou altitudes mais baixas. A tadorna-ferrugem atinge a maturidade por volta dos 2 anos de idade.

Habitat

Ocorrendo em habitats mais terrestres do que outras tadornas, a tadorna-ferrugem geralmente é encontrada ao redor de rios e lagos de água doce, salgada e salobra em campo aberto, evitando áreas com vegetação alta e densa. Durante a época de reprodução a tadorna-ferrugem geralmente ocorre em áreas consideravelmente longe da água, mas fora da época de reprodução ela prefere residir perto de riachos, rios de fluxo lento, piscinas de água doce, campos inundados e pântanos.

Distribuição

A tadorna-ferrugem reproduz no sudeste da Europa, a leste pelo centro-sul da Ásia até a Mongólia e oeste da China, com populações separadas no noroeste da África e Etiópia. Uma espécie migratória, a tadorna-ferrugem viaja para o sul antes da chegada do inverno, a maioria das aves europeias e asiáticas se mudam para o sul e sudeste da Ásia, do leste do Afeganistão até o leste da China, enquanto as aves do norte da África se dispersam para o leste ao longo da costa do norte da África, e as aves da Etiópia se mudam para áreas de planícies.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Ruddy Shelduck." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 20 Fev 2017. Web. 06 Abr 2017.
  • Ruddy Shelduck fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Tadorna ferruginea. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22680003A86011049.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.