Suiriri-de-garganta-nevada

Fotografia por Richard Gibbons, CC BY-NC

Local da foto: Província de Lambayeque, Peru

 Canon EOS 20D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/9.0  •  Tempo de Exposição: 1/500s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 27/01/2008
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Suiriri-de-garganta-nevada

Tyrannus niveigularis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Tyrannidae
Gênero Tyrannus
Nome Científico Tyrannus niveigularisSclater, 1860
Nome Inglês Snowy-throated Kingbird
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O suiriri-de-garganta-nevada é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.

A cabeça do suiriri-de-garganta-nevada é cinza, com uma mancha amarela no centro da coroa, visível somente em determinadas situações. A face tem uma distinta máscara preta. A parte dorsal é cinza pálida, tornando-se mais oliva na parte inferior do dorso e no uropígio. As asas são escuras, com bordas esbranquiçadas nas coberteiras primárias e secundárias. A região malar e a garganta são brancas com uma tonalidade cinza pálida no peito, e o restante das partes inferiores são de cor amarela brilhante. A cauda é enegrecida e tem ponta quadrada (não bifurcada). A íris é escura, o bico é preto e as pernas e pés são escuras. Macho e fêmea são semelhantes na aparência.

O suiriri-de-garganta-nevada tem entre 18,5 e 19 cm de comprimento.

O suiriri-de-garganta-nevada é semelhante ao suiriri-tropical (Tyrannus melancholicus), mas o suiriri-de-garganta-nevada é ligeiramente menor (embora a diferença de tamanho nem sempre é aparente), tem a região loreal e auriculares mais escuras e mais contrastantes (dando uma aparência mais "mascarada" aos lados da face), garganta mais extensivamente branca contrastando nitidamente com a barriga amarela, partes superiores mais cinzentas e cauda quadrada, não bifurcada como no suiriri-tropical.

Biologia

A dieta do suiriri-de-garganta-nevada é composta primariamente de insetos, mas também consome frutos. O comportamento de forrageamento é típico dos membros do gênero (Tyrannus): empoleira-se no topo de arbustos ou na coroa de árvores (geralmente em poleiros menos expostos do que os do suiriri-tropical) e, ao avistar um inseto voador, voa rapidamente em sua direção para capturá-lo em pleno voo. Às vezes, pode forragear próximo ao solo.

O suiriri-de-garganta-nevada é uma ave de movimentos sedentários a parcialmente migratórios, movendo-se distâncias relativamente curtas para regiões mais úmidas durante a época da seca.

A reprodução do suiriri-de-garganta-nevada ocorre durante a estação chuvosa. O ninho é construído em um grande arbusto ou em uma árvore pequena, viva ou morta, e geralmente está em uma posição isolada e claramente visível, no final de um galho longo e fino a uma altura média de 3,7 m. O ninho tem formato de tigela e tem aproximadamente 8 a 10 cm de largura. A base do ninho é formada de gravetos longos e finos, caules de plantas mortas ou líquens, e é forrado com fibras de plantas, raízes ou pelos.

A fêmea do suiriri-de-garganta-nevada coloca uma ninhada de 2 a 4 ovos de coloração branca cremosa, marcados com manchas de cor marrom ou marrom chocolate e pontos de cor lavanda por baixo. O período de incubação é de 15 a 16 dias e os filhotes deixam o ninho entre 14 e 19 dias após o nascimento.

Habitat

Na época de reprodução, o suiriri-de-garganta-nevada habita florestas de galeria, florestas decíduas, áreas arbustivas áridas e áreas agrícolas semiarborizadas e de crescimento secundário. Fora da época de reprodução habita áreas mais úmidas.

Distribuição

O suiriri-de-garganta-nevada é encontrado do extremo sudoeste da Colômbia até o oeste do Equador e noroeste do Peru (ao sul até Ancash).

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Tyrannus niveigularis. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22700479A93778583. Acessado em 27 Jul 2018.
  • Schulenberg, T. S. and T. Johnson (2012). Snowy-throated Kingbird (Tyrannus niveigularis), version 1.0. In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA.
  • Mobley, J. (2018). Snowy-throated Kingbird (Tyrannus niveigularis). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.