Suiriri-de-bico-grosso

Fotografia por Guyincognito, CC BY-NC

Local da foto: Estados Unidos

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Suiriri-de-bico-grosso

Tyrannus crassirostris
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Tyrannidae
Gênero Tyrannus
Nome Científico Tyrannus crassirostrisSwainson, 1826
Nome Inglês Thick-billed Kingbird
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O suiriri-de-bico-grosso é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.

A plumagem do suiriri-de-bico-grosso é principalmente oliva-acinzentada a marrom-escura nas partes superiores. A cabeça é cinzenta mais escura ou marrom-escura com uma mancha de coroa de cor amarela, visível somente em determinadas situações quando as penas são levantadas. A cauda é longa e de cor marrom-escura ou preta. A plumagem das partes inferiores é branca opaca a amarela pálida. O bico é grande e robusto em comparação aos outros membros do seu gênero.

O suiriri-de-bico-grosso tem entre 20,5 e 24 cm de comprimento, e pesa entre 50 e 60 g.

Biologia

A dieta do suiriri-de-bico-grosso não é bem conhecida, mas provavelmente é uma espécie principalmente ou totalmente insetívora. Geralmente forrageia observando de um poleiro alto, próximo da copa, e voa para capturar insetos em pleno ar, geralmente em voos longos e rápidos, retornando para o poleiro para comê-los.

O comportamento de reprodução do suiriri-de-bico-grosso não é bem conhecido. Defende agressivamente seu território de nidificação, atacando aves maiores que se aproximam do ninho. O local do ninho, geralmente, é alto em uma árvore alta. O ninho é grande, tem formato de copo aberto, e é construído com gravetos, gramíneas, ervas daninhas, folhas e outros materiais vegetais. A aparência do ninho é irregular, com galhos saindo em todas as direções.

A fêmea do suiriri-de-bico-grosso coloca uma ninhada de 3 a 4 ovos esbranquiçados, com manchas marrons. Após a eclosão, ambos os pais alimentam os filhotes no ninho.

Habitat

O suiriri-de-bico-grosso habita principalmente áreas áridas a semiáridas com bosques de sicômoros (Platanus wrightii), ou áreas abertas e semiabertas perto de água.

Distribuição

O suiriri-de-bico-grosso é encontrado desde o extremo sudeste do Arizona nos Estados Unidos, ao sul ao longo da costa oeste do México até o estado de Oaxaca. Pode invernar até o oeste da Guatemala.

Subespécies

  • Tyrannus crassirostris pompalis - ocorre no sul dos Estados Unidos (extremo sudeste do Arizona, extremo sudoeste do Novo México) e oeste do México (encosta do Pacífico do norte de Sonora, oeste de Chihuahua, Sinaloa e oeste de Durango, ao sul até Colima).
  • Tyrannus crassirostris crassirostris - ocorre no sudoeste do México (Guerrero, Morelos, sul de Puebla, oeste e centro de Oaxaca); inverna ao sul até o oeste de Chiapas, raramente até o oeste da Guatemala.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International 2016. Tyrannus crassirostris. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22700494A93779932. Acessado em 25 Mai 2019.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.
  • Mobley, J. (2019). Thick-billed Kingbird (Tyrannus crassirostris). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 25 Mai 2019.
  • Wikipedia contributors. "Thick-billed kingbird." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 26 Jul 2018. Web. 25 Mai 2019.
  • National Audubon Society.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.