Suiriri-cinza

Fotografia por Brandon Trentler, CC BY

Local da foto: Flórida, Estados Unidos

 NIKON D5000 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/400s  •  ISO: 500
Data em que a foto foi tirada: 25/07/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Suiriri-cinza

Tyrannus dominicensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Tyrannidae
Gênero Tyrannus
Nome Científico Tyrannus dominicensis(Gmelin, 1788)
Nome Inglês Gray Kingbird, Grey Kingbird
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O suiriri-cinza é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.

O suiriri-cinza tem cabeça cinzenta e a face tem uma máscara ocular escura. A coroa tem uma mancha avermelhada, visível somente em determinadas situações quando as penas são levantadas. As partes superiores do corpo e a cauda são cinzentas/cinza-escuras. As coberteiras das asas e primárias têm bordas esbranquiçadas. As partes inferiores são brancas com uma área cinzenta no peito. A cauda é ligeiramente bifurcada. O bico é preto, grande, comprido, e tem a ponta ligeiramente curvada. As pernas e pés são pretos. Os olhos são marrom-escuros. Macho e fêmea são semelhantes na aparência, exceto que a coroa da fêmea é ligeiramente menor. Indivíduos jovens têm bordas ruivas nas penas das asas, uropígio e cauda.

O suiriri-cinza tem entre 21 e 25 cm de comprimento e pesa entre 44 e 47 g.

O suiriri-cinza é semelhante ao suiriri-oriental (Tyrannus tyrannus), mas o suiriri-cinza tem a cauda bifurcada e não tem a faixa terminal branca na cauda, além de ter uma plumagem cinzenta e branca, em vez de preta e branca. É semelhante também ao suiriri-cabeçudo (Tyrannus caudifasciatus), que tem uma cabeça mais escura, não tem a máscara ocular escura e a ponta da cauda é quadrada.

Biologia

A dieta do suiriri-cinza é composta de uma ampla variedade de insetos, incluindo abelhas, vespas, besouros e libélulas. Também consome pequenos lagartos e, dependendo da época e disponibilidade, consome pequenos frutos e bagas. Forrageia observando de um poleiro exposto e, ao avistar um inseto voador, voa em sua direção para capturá-la em pleno voo. Também pode pairar e capturar insetos ou outros itens da folhagem e, às vezes, captura presas logo acima (ou na) da superfície da água.

Uma ave vocal e notável, o suiriri-cinza normalmente é visto empoleirado em um galho exposto com um amplo alcance de visibilidade, pois busca por insetos voadores para capturá-los no ar. Pode ser encontrado voando sozinho ou em pequenos grupos soltos de 5 a 12 indivíduos.

Durante a época de reprodução em particular, esse pássaro destemido é conhecido pelo seu comportamento territorial, sendo agressivo em relação a outros suiriris-cinzentos e outras espécies de aves até maiores do que ele, como carcarás, falcões e corvos. Pode atacar até mesmo mamíferos, como gatos, cães ou seres humanos, que estão perto de seu ninho.

O ninho do suiriri-cinza tem formato de taça e é feito de gravetos, gramíneas e raízes, forrado com gramíneas finas, penugem e pelos de animais. O ninho é construído entre galhos de manguezais costeiros ou em árvores altas, como pinheiros e carvalhos. Também pode ser construído em árvores perto de habitações humanas. Nas cidades, pode construir o ninho em postes de iluminação. A fêmea coloca uma ninhada de 3 a 5 ovos de cor creme ou rosada, com manchas acastanhadas e cinzentas. Os ovos são incubados apenas pela fêmea por um período de até 15 dias. Os filhotes são alimentados pelos pais e deixam o ninho cerca de 18 dias após a eclosão. No entanto, eles ainda dependem dos pais por até 5 semanas depois de deixarem o ninho.

Habitat

O suiriri-cinza habita áreas abertas com arbustos e árvores dispersas, e geralmente evita florestas densas. Pode ser encontrado em pradarias, pastagens cultivadas, perto de áreas costeiras ou até em manguezais, parques e áreas urbanas.

Distribuição

O suiriri-cinza é encontrado do sudeste dos Estados Unidos, pela América Central, até o norte da América do Sul.

Subespécies

  • Tyrannus dominicensis dominicensis - ocorre no sudeste dos Estados Unidos (sudeste do Mississippi até a Flórida), Bahamas e Grandes Antilhas, e também localmente no centro-norte da Venezuela (ao sul até Apure), Trindade e Tobago, Curaçao, Bonaire e, possivelmente, norte da Colômbia. Inverna do sul do Panamá até a Colômbia central, sul e leste da Venezuela, Guianas e extremo norte do Brasil (Roraima e Amapá).
  • Tyrannus dominicensis vorax - ocorre nas Pequenas Antilhas.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Tyrannus dominicensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22700509A93781676. Acessado em 05 Out 2018.
  • Mobley, J. (2018). Grey Kingbird (Tyrannus dominicensis). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 05 Out 2018.
  • The Online Guide to the Animals of Trinidad and Tobago. University of the West Indies, St.Augustine, Trinidad and Tobago.
  • Avianweb / Beauty of Birds.
  • Wikipedia contributors. "Gray Kingbird." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Mai 2018. Web. 05 Out 2018.
  • National Audubon Society.
  • Suiriri-cinza (Tyrannus dominicensis). WikiAves, a Enciclopédia das Aves do Brasil.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.