Sanhaço-glaucous

Copyright © Tom Friedel, www.birdphotos.com

Local da foto: Departamento de La Guajira, Colômbia

 Canon EOS 5D Mark IV (Canon)
Distância Focal: 700mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/4000s  •  ISO: 640
Data em que a foto foi tirada: 25/11/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Sanhaço-glaucous

Thraupis glaucocolpa
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Thraupis
Nome Científico Thraupis glaucocolpaCabanis, 1850
Nome Inglês Glaucous Tanager
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O sanhaço-glaucous é uma ave passeriforme da família Thraupidae. O termo glaucous (do Latin glaucus, significa cinza azulado ou verde) é usado para descrever a aparência cinza pálida ou verde-azulada da superfície de algumas plantas e também para aves com essa coloração.

A cabeça e as partes superiores do sanhaço-glaucous têm uma coloração cinza esfumaçada opaca com um tom esverdeado (sem contraste entre a cabeça e o dorso). As coberteiras primárias têm uma mancha azul-escura. As penas centrais da cauda são de cor cinza-esverdeada opaca. O peito e a barriga são cinza-claros com um tom verde-azulado. A parte inferior do abdômen e a região anal são brancas. A íris é marrom-escura e as pernas e pés são cinzentos. O bico é cinzento e ligeiramente mais robusto do que o bico das outras espécies de sanhaços do gênero Thraupis.

O sanhaço-glaucous tem 16 cm de comprimento e pesa entre 31 e 37 g.

Biologia

A dieta do sanhaço-glaucous é composta de frutas e insetos. É encontrado sozinho ou em pares, geralmente na parte mais alta das árvores, e pode ser encontrado também em pequenos grupos de 3 a 5 indivíduos.

O canto do sanhaço-glaucous é muito distinto, mas é fraco e desconexo. É ouvido com mais frequência no início da estação chuvosa, de maio a junho, nos Llanos da Venezuela.

Ninhos de sanhaço-glaucous foram registrados entre abril e julho (Anzoátegui) e em agosto (Guárico) na Venezuela. Indivíduos em condições de reprodução foram registrados entre abril e julho na Colômbia.

Habitat

O sanhaço-glaucous habita florestas decíduas secas, áreas de vegetação espinhosa e mata seca, áreas de árvores ao longo de riachos e áreas de plantações. Evita áreas úmidas e pode ser encontrado em altitudes que variam do nível do mar até 1.450 m (geralmente abaixo de 1.000 m).

Distribuição

O sanhaço-glaucous é endêmico das planícies caribenhas áridas da parte mais ao norte da América do Sul, nas costas caribenhas da Colômbia e Venezuela. Ocorre também na Ilha de Margarita.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Tangara glaucocolpa. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22722531A94771407. Acessado em 06 Jun 2018.
  • Hilty, S. (2018). Glaucous Tanager (Tangara glaucocolpa). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • Wikipedia contributors. "Glaucous." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 19 Mai 2016. Web. 06 Jun 2018.
  • "Blauwgroene tangare." Wikipedia, de vrije encyclopedie. 14 Set 2014.
  • Birds of Venezuela (Ascanio, D. and Rodriguez, G. and Restall, R.). Bloomsbury USA, 2017. Pag. 480.
  • Glaucous Tanager (Thraupis glaucocolpa), In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.