Sanhaço-do-coqueiro

Fotografia por Greg Lasley, CC BY-NC

Local da foto: Província de Alajuela, Costa Rica

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Sanhaço-do-coqueiro

Thraupis palmarum
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Thraupis
Nome Científico Thraupis palmarum(Wied, 1821)
Nome Inglês Palm Tanager
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O sanhaço-do-coqueiro é uma ave passeriforme da família Thraupidae e, como o seu nome sugere, frequentemente está associado com palmeiras, mas nem por isso se restringe a viver em palmeiras.

A cor da plumagem do sanhaço-do-coqueiro varia da cinzenta a verde-oliva maçante. As penas de voo são escuras e a cauda longa é escura margeada com verde. Quando voa, mostra uma faixa amarelada nas penas da asa. Macho e fêmea são semelhantes na aparência, mas a fêmea pode ser um pouco mais pálida.

O sanhaço-do-coqueiro tem entre 17 e 19 cm de comprimento e pesa entre 27 e 48 g.

Biologia

A dieta do sanhaço-do-coqueiro é composta principalmente de frutas e artrópodes, mas também consome néctar e pétalas de flores ocasionalmente. Forrageia em pares ou em grupos, muitas vezes se misturando com outras espécies de pássaros, como o sanhaço-da-amazônia (Thraupis episcopus). Quando está forrageando, com frequência se agarra às partes inferiores de folhas grandes, tais como as extremidades das folhas de palmeiras e até folhas de embaúba, para procurar insetos que estão embaixo.

O sanhaço-do-coqueiro é uma espécie social e viaja em pares ou em pequenos grupos, mas grupos maiores de 10 ou mais indivíduos já foram documentados. É uma espécie muito ativa e muitas vezes agressiva.

A reprodução do sanhaço-do-coqueiro é relatada em todos os meses do ano por toda sua grande área de ocorrência. No Panamá, ocorre de janeiro a junho. Na Colômbia, ocorre de julho a setembro e em dezembro. Na Guiana, ocorre em janeiro. No Suriname, ocorre de dezembro a setembro. Na Guiana Francesa, ocorre em julho. No Brasil, ocorre de outubro a dezembro. Em Trindade e Tobago, ocorre em todos os meses do ano.

O ninho do sanhaço-do-coqueiro é construído pelo casal (geralmente em uma árvore), tem formato de tigela, é feito com grama, tiras de folhas e fibras de palmeiras, e está situado entre 6 e 30 m acima do solo. A fêmea coloca uma ninhada de 2 ovos de cor creme com manchas marrons e incuba sozinha por 2 semanas. Após a eclosão dos ovos, o casal cuida dos filhotes por mais 3 semanas.

Habitat

O sanhaço-do-coqueiro ocorre em uma variedade de habitats, incluindo áreas de clareiras, florestas secundárias, florestas de galeria, bordas de florestas e no dossel de florestas úmidas. Pode habitar também ambientes urbanos bem arborizados.

Distribuição

O sanhaço-do-coqueiro é encontrado da Nicarágua até o sul do Brasil. Ocorre na Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Equador, Colômbia, Venezuela, Trindade e Tobago, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Peru, Brasil, Bolívia e Paraguai.

Subespécies

  • Thraupis palmarum atripennis - ocorre do leste da Nicarágua até o norte da Colômbia e extremo noroeste da Venezuela.
  • Thraupis palmarum melanoptera - ocorre do leste da Colômbia, ao sul até o norte da Bolívia, e a leste até a Venezuela, Trindade, Guianas e Amazônia brasileira.
  • Thraupis palmarum palmarum - ocorre do leste e sul do Brasil até o leste da Bolívia e Paraguai.
  • Thraupis palmarum violilavata - ocorre nas encostas do Pacífico do sudoeste da Colômbia e oeste do Equador.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Tangara palmarum. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22722546A94772506. Acessado em 21 Mai 2018.
  • Wikipedia contributors. "Palm Tanager." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 25 Abr 2018. Web. 21 Mai 2018.
  • Hilty, S. (2018). Palm Tanager (Tangara palmarum). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.