Sanhaço-de-encontro-azul

Fotografia por Nick Athanas, CC BY-NC-SA

Local da foto: Ribeirão Grande, São Paulo, Brasil

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 420mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 01/12/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Sanhaço-de-encontro-azul

Thraupis cyanoptera
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Thraupis
Nome Científico Thraupis cyanoptera(Vieillot, 1817)
Nome Inglês Azure-shouldered Tanager
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2017)

Descrição

O sanhaço-de-encontro-azul é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

A coloração geral da plumagem do sanhaço-de-encontro-azul é azul-ardósia dorsalmente e azul acinzentada na parte inferior, sendo mais clara na garganta. No encontro das asas, a coloração azul é mais forte. A região loreal é escura. A fêmea tem uma plumagem um pouco mais clara do que a do macho.

O sanhaço-de-encontro-azul tem 18 cm de comprimento e seu peso varia entre 41 e 46 g.

A espécie é parecida com o sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca), mas o sanhaço-de-encontro-azul é maior, tem um bico mais grosso, região loreal escura, coloração mais azulada (menos cinzenta) nas partes superiores e tem uma mancha de ombro azul-celeste brilhante. Além disso, o sanhaço-de-encontro-azul está mais associado a florestas do que o sanhaço-cinzento.

Biologia

A dieta do sanhaço-de-encontro-azul é composta de frutas, folhas, sementes e artrópodes. Pode formar bandos de 15 ou mais indivíduos e, às vezes, se juntar a bandos de espécies mistas.

O sanhaço-de-encontro-azul reproduz na primavera/verão. O ninho tem formato de tigela e é construído pelo casal em uma forquilha de árvore entre 2 e 15 m de altura ou mais. Fibras vegetais, crinas de animais, musgos e líquens são usados na construção do ninho.

A fêmea coloca uma ninhada de 2 ou 3 ovos de cor branca esverdeada, com manchas marrons, castanhas ou pretas. Os ovos têm 3,3 g cada um e são incubados pela fêmea durante um período de 12 a 14 dias. Os filhotes são alimentados pelos pais durante 20 dias. Após esse período, os filhotes deixam o ninho e continuam a receber cuidados dos pais por mais alguns dias, seguindo depois como membros do mesmo bando.

Habitat

O sanhaço-de-encontro-azul habita florestas tropicais ou subtropicais úmidas de planície, florestas tropicais ou subtropicais úmidas de montanha e florestas de crescimento secundário.

Distribuição

O sanhaço-de-encontro-azul é endêmico do Brasil e ocorre na Mata Atlântica, principalmente nas encostas da Serra do Mar, do sudeste da Bahia, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, ao sul até o norte do Rio Grande do Sul.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2017. Tangara cyanoptera (amended version of 2016 assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T22722537A119488957. Acessado em 01 Jun 2018.
  • Hilty, S. (2018). Azure-shouldered Tanager (Tangara cyanoptera). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • Wikipedia contributors. "Azure-shouldered Tanager." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 26 Mar 2018. Web. 01 Jun 2018.
  • Identification of Azure-shouldered Tanager, Thraupis cyanoptera. Colin Bushell. Cotinga 4 (1995): 31-32.
  • Sanhaço-de-encontro-azul (Tangara cyanoptera). WikiAves, a Enciclopédia das Aves do Brasil.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.