Sanhaço-cinzento

Fotografia por Brendan Ryan, CC BY-NC-SA

Local da foto: Parque Nacional do Itatiaia, Rio de Janeiro, Brasil

 Canon EOS 7D Mark II (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/640s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 15/11/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Sanhaço-cinzento

Thraupis sayaca
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Thraupis
Nome Científico Thraupis sayaca(Linnaeus, 1766)
Nome Inglês Sayaca Tanager
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O sanhaço-cinzento é uma ave passeriforme da família Thraupidae e uma das aves urbanas mais comuns no sudeste do Brasil, junto com o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris).

A coloração geral do sanhaço-cinzento é cinzenta, com as asas e a cauda azul-turquesa. A cabeça e as partes superiores são uniformemente cinzentas, com um tom azulado ou esverdeado de acordo com a iluminação. A coloração das partes inferiores, garganta e peito é ligeiramente cinza mais pálida, tornando-se branca acinzentada na barriga e esbranquiçada sob a cauda. O bico é cinza-escuro, sendo a porção proximal do bico de coloração mais clara que a porção distal. As pernas e os pés são cinzentos. Os olhos são marrom-escuros.

O sanhaço-cinzento tem entre 16 e 17 cm de comprimento e pesa entre 28 e 34 g.

A espécie é parecida com o sanhaço-de-encontro-azul (Thraupis cyanoptera), mas o sanhaço-cinzento é menor, tem o bico mais delgado, a região loreal não é escura, a plumagem é mais cinzenta e não tem a mancha de ombro azul-celeste. Além disso, o sanhaço-cinzento está mais associado a áreas abertas do que o sanhaço-de-encontro-azul.

Biologia

A dieta do sanhaço-cinzento é composta principalmente de matéria vegetal, como frutas de várias espécies de plantas, e sementes, brotos e partes de folhas tenras. Consome também artrópodes e himenópteros. Forrageia em pequenos grupos de 4 a 12 indivíduos fora da época de reprodução, e em pares durante a época de reprodução, e pode se juntar a bandos de espécies mistas em árvores frutíferas. É uma espécie muito ativa, saltando rapidamente na folhagem em busca de invertebrados, lançando-se no ar para capturar insetos voadores.

O sanhaço-cinzento é monogâmico. A época de reprodução varia dentro de toda a área de ocorrência da espécie. A fêmea constrói o ninho com ajuda do macho. O ninho é uma taça compacta tecido com grama, caules de flores, raízes, musgo e líquens, situado na vegetação densa, entre 1,5 e 9 m acima do solo, em uma forquilha de árvore.

A fêmea do sanhaço-cinzento geralmente coloca 2 ovos. A cor dos ovos pode variar do amarelado pálido a cinzento ou esverdeado, com tons de marrom. O período de incubação é de 12 a 14 dias. Os filhotes são alimentados por ambos os pais e deixam o ninho após 20 dias de idade, mas podem permanecer com os pais por muito mais tempo.

O ninho do sanhaço-cinzento, às vezes, é parasitado pelo chupim (Molothrus bonariensis).

Habitat

O sanhaço-cinzento ocorre em uma grande variedade de habitats abertos a semiabertos, incluindo bosques, savanas com árvores esparsas, matas, florestas de crescimento secundário, árvores ao longo de rios, áreas cultivadas, parques e jardins, e se adapta prontamente a ambientes urbanos, desde que tenha cobertura arbórea e fonte de frutas/frutos disponíveis. Geralmente evita o interior de florestas densas.

Distribuição

O sanhaço-cinzento é encontrado no Peru, Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Subespécies

  • Thraupis sayaca boliviana - ocorre no noroeste da Bolívia (Rio Beni até o Rio Mapiri).
  • Thraupis sayaca obscura - ocorre no centro e sul da Bolívia até o oeste da Argentina.
  • Thraupis sayaca sayaca - ocorre do Paraguai até o nordeste do Brasil, sudeste do Peru, Uruguai e nordeste da Argentina.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Tangara sayaca. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22722534A94771583. Acessado em 29 Mai 2018.
  • Wikipedia contributors. "Sayaca Tanager." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 12 Abr 2018. Web. 29 Mai 2018.
  • Sanhaço-cinzento (Tangara sayaca). WikiAves, a Enciclopédia das Aves do Brasil.
  • Oiseaux-birds.com
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.