Saíra-platinada

Fotografia por Albert Michaud, CC BY-NC-SA

Local da foto: Equador

 NIKON D300 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/320s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 15/08/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Saíra-platinada

Tangara palmeri
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Tangara
Nome Científico Tangara palmeri(Hellmayr, 1909)
Nome Inglês Grey-and-gold Tanager, Gray-and-gold Tanager
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A saíra-platinada, conhecida também como saíra-cinza-e-dourada, é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

No geral, a plumagem da saíra-platinada é cinza pálida, preta e amarela. O manto é verde-musgo, com a parte inferior do dorso até a cauda de cor cinza-escura. Os escapulários e asas são pretos, as coberteiras menores são cinzentas, as coberteiras maiores e medianas têm franjas brancas e as terciárias e rêmiges são brancas. A parte superior da cabeça e o pescoço são cinzentas, a sobrancelha, auriculares até o queixo e parte superior do peito são brancas. A face possui uma máscara preta e os lados do pescoço têm manchas pretas. O peito tem uma faixa de coloração amarela dourada com manchas pretas. O restante das partes inferiores é esbranquiçado ou cinza mediano. A fêmea tem plumagem muito semelhante à do macho, mas pode ser desbotada. Os juvenis são semelhantes aos adultos, mas são muito mais maçantes e não têm a faixa peitoral amarela dourada. Em ambos os sexos, a íris é marrom, o bico é preto e as pernas e pés são cinzentas.

A saíra-platinada tem 15 cm de comprimento e pesa entre 30 e 32,6 g (média de 32 g).

A saíra-platinada é parecida com a saíra-de-uropígio-azul (Tangara cabanisi). Ambas as espécies têm preferência de habitat, vocalizações e aparência semelhantes, mas a saíra-platinada tem uma plumagem mais cinzenta, enquanto a saíra-de-uropígio-azul tem uma plumagem azulada.

Biologia

Como outras espécies de saíras do gênero Tangara, a saíra-platinada é onívora e se alimenta de uma variedade de frutas e insetos. Forrageia em pares ou em pequenos grupos de 3 a 8 indivíduos. Forrageia também em bandos de espécies mistas. O estrato primário de forrageamento é a copa das árvores, mas forrageia a partir de níveis médios até a copa. Incomum entre as saíras do seu gênero, usa principalmente ataques aéreos para capturar insetos. Também pula ao longo de galhos nus ou musgosos para pegar insetos fora de substratos.

A saíra-platinada é uma espécie ativa e ruidosa. Os chamados ruidosos dessa saíra fazem com que ela se torne altamente atrativa para muitas espécies de aves que formam bandos. É mais ruidosa do que outras espécies de saíras do gênero Tangara e também produz uma variedade maior de vocalizações.

Há pouca informação sobre a reprodução da saíra-platinada, mas na Colômbia, a reprodução ocorre de dezembro a fevereiro, julho e agosto. O ninho musgoso, com formato de tigela, é construído entre 30 e 35 m acima do solo em galhos cobertos de musgo em árvores altas.

Habitat

A saíra-platinada habita florestas tropicais de planícies, florestas montanas, encostas íngremes e bordas de florestas.

Distribuição

A saíra-platinada é encontrada no leste do Panamá, nas encostas e planícies do Pacífico do oeste da Colômbia e no noroeste do Equador.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Tangara palmeri. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22722816A94786321. Acessado em 26 Jul 2018.
  • D. Lepage, J. Warnier, 2014. The Peters' Check-list of the Birds of the World (1931-1987) Database. Accessed on 22 Jul 2018 from Avibase, the World Database.
  • Galibut, R. and K. J. Burns (2011). Gray-and-gold Tanager (Tangara palmeri), version 1.0. In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.