Saíra-esmeralda

Fotografia por Francesco Veronesi, CC BY-SA

Local da foto: Província de Alajuela, Costa Rica

 Canon EOS 7D Mark II (Canon)
Distância Focal: 360mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/500s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 30/03/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Saíra-esmeralda

Tangara florida
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Tangara
Nome Científico Tangara florida(Sclater & Salvin, 1869)
Nome Inglês Emerald Tanager
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A saíra-esmeralda é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

A plumagem da saíra-esmeralda é principalmente verde-clara brilhante, listrada com preto nas partes superiores. A base do bico e o queixo são pretos. O centro e a parte posterior da coroa são amarelo-escuros brilhantes; a parte restante da coroa, a nuca e a região orbital são verde-amarelas. A região auricular tem uma mancha preta. O dorso superior é preto e as penas têm bordas verde-claras brilhantes, criando um efeito de listras. O dorso inferior, uropígio, e as coberteiras superiores da cauda são amarelo-escuras. As asas e cauda são pretas com bordas verde-claras. As partes inferiores são verde-claras e a parte central do ventre e as coberteiras inferiores da cauda são amarelo-claras. A íris é marrom-escura, o bico é preto e as pernas e pés têm coloração cinza azulada. Macho e fêmea são semelhantes, mas a fêmea tem uma plumagem mais maçante e o amarelo da cabeça é substituído por verde-amarelo. Indivíduos imaturos têm plumagem parecida com a de uma fêmea adulta.

A saíra-esmeralda tem entre 12 e 13 cm de comprimento e pesa entre 18 e 20,5 g.

As marcas de plumagem da saíra-esmeralda são semelhantes às da saíra-dourada (Tangara arthus), mas se distingue dessa espécie na coloração - a saíra-dourada é predominantemente amarelo-dourada brilhante. A saíra-esmeralda tem um padrão de plumagem superficialmente semelhante ao da saíra-ouro (Tangara schrankii). No entanto, a saíra-ouro tem uma ampla máscara preta delimitada posteriormente por uma faixa turquesa brilhante, além de ter uma mancha turquesa na frente dos olhos.

Biologia

A saíra-esmeralda é onívora, mas a sua dieta é composta em grande parte de uma variedade de frutos. Forrageia individualmente, em pares ou em pequenos grupos de 3 a 7 indivíduos dentro de bandos de espécies mistas.

É uma espécie ativa e normalmente é encontrada no dossel, mas pode ser encontrada em todos os níveis do dossel, raramente se aventurando no chão da floresta.

Há pouca informação sobre o comportamento reprodutivo da saíra-esmeralda. A época de acasalamento ocorre de março a maio na Costa Rica e de janeiro a abril na Colômbia. O ninho tem formato de taça e é feito com musgo em um galho coberto de musgo e epífitas. A fêmea coloca uma ninhada de 2 ovos.

Habitat

A saíra-esmeralda habita florestas musgosas úmidas de montanhas, florestas úmidas de planícies, florestas secundárias e bordas de florestas. Ocorre em elevações de até 1.200 m.

Distribuição

A saíra-esmeralda é encontrada na Costa Rica, Panamá, Colômbia e Equador.

Subespécies

  • Tangara florida florida - ocorre na encosta caribenha da Costa Rica e oeste do Panamá.
  • Tangara florida auriceps - ocorre do extremo leste do Panamá (Darién) até a Colômbia e noroeste do Equador.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Tangara florida. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22722845A94788273. Acessado em 12 Out 2018.
  • Austin, B. C. and K. J. Burns (2011). Emerald Tanager (Tangara florida), version 1.0. In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.