Saíra-de-uropígio-azul

Copyright © Maria Jose Lou

Local da foto: Departamento de San Marcos, Guatemala

 NIKON D7100 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 500mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/640s  •  ISO: 450
Data em que a foto foi tirada: 30/04/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Saíra-de-uropígio-azul

Tangara cabanisi
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Tangara
Nome Científico Tangara cabanisi(Sclater, PL, 1868)
Nome Inglês Azure-rumped Tanager, Cabanis's Tanager
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2016)

Descrição

A saíra-de-uropígio-azul, conhecida também como saíra-de-cabanis, é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Seu nome científico é uma homenagem ao ornitólogo alemão Jean Cabanis.

A plumagem da saíra-de-uropígio-azul é principalmente azul pálida. A face é azul pálida e tem uma pequena máscara preta. As auriculares inferiores são escuras e a coroa é azul-arroxeada, tornando-se azul-prateada na nuca. O manto é mosqueado de verde e preto. O uropígio é azul-celeste. As asas e a cauda são pretas com bordas azul-turquesa. As partes inferiores são mais pálidas com uma faixa peitoral de manchas escuras. A extensão das manchas escuras nas auriculares inferiores e na faixa peitoral varia de indivíduo para indivíduo. A íris é escura, o bico é cinzento com a ponta escura, e as pernas e pés são cinza pálidos. Macho e fêmea são semelhantes na aparência. Os juvenis são semelhantes aos adultos, mas têm plumagem mais maçante.

A saíra-de-uropígio-azul tem 14 cm de comprimento.

A saíra-de-uropígio-azul é parecida com a saíra-platinada (Tangara palmeri). Ambas as espécies têm preferência de habitat, vocalizações e aparência semelhantes, mas a saíra-platinada tem uma plumagem mais cinzenta, enquanto a saíra-de-cabanis tem uma plumagem azulada.

Biologia

Como outras espécies do gênero Tangara, a saíra-de-uropígio-azul é onívora, com um dieta composta de frutos e insetos. Forrageia principalmente nos estratos superiores e no dossel.

A saíra-de-uropígio-azul é uma espécie altamente social, e bandos de até 26 indivíduos já foram relatados. É agressiva com intrusos no território do ninho e, às vezes, também com outros da sua própria espécie em fontes de alimento.

A época de reprodução ocorre na estação chuvosa, de abril a setembro, período no qual a espécie geralmente se move em pares ou em grupos familiares. O ninho tem formato de taça aberta e é feito de musgos, líquens, raízes de pequenas samambaias epífitas e material parecido com algodão. O ninho é construído nos estratos superiores da vegetação. A fêmea coloca uma ninhada de 2 ovos esbranquiçados com rosa lavado muito pálido e fortemente salpicado de marrom/vermelho. O período de incubação é 14 a 15 dias.

A saíra-de-uropígio-azul apresenta comportamento de reprodução social, isto é, além dos pais, outros adultos ajudam alimentar os filhotes. Os filhotes deixam o ninho aproximadamente 15 dias após a eclosão.

Habitat

A saíra-de-uropígio-azul habita florestas de folhas largas úmidas e bordas de florestas, mas também pode ocorrer em habitats alterados pelo homem, como plantações de café sombreadas adjacentes às florestas primárias. É encontrada entre 800 e 1.900 m de altitude.

Distribuição

A saíra-de-uropígio-azul é encontrada no sul do México (Chiapas) e nas montanhas da encosta do Pacífico do sudoeste da Guatemala.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International 2016. Tangara cabanisi. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22722812A94786031. Acessado em 15 Nov 2018.
  • Eisermann, K. (2011). Azure-rumped Tanager (Tangara cabanisi), version 1.0. In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA. Acessado em 15 Nov 2018.
  • Peterson Field Guide to Birds of Northern Central America. Jesse Fagan and Oliver Komar.
    Houghton Mifflin Harcourt, 2016. Pag. 364.
  • Azure-rumped Tanager fact file on ARKive.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.