Saíra-de-dorso-palha

Copyright © Janos Olah

Local da foto: Santa Cruz, Bolívia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Saíra-de-dorso-palha

Tangara argyrofenges
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Tangara
Nome Científico Tangara argyrofenges(Sclater & Salvin, 1876)
Nome Inglês Straw-backed Tanager, Green-throated Tanager
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2018)

Descrição

A saíra-de-dorso-palha, conhecida também como saíra-de-garganta-verde, é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

O macho da saíra-de-dorso-palha tem a região loreal, testa, coroa, nuca e pescoço pretos. Os lados da cabeça e a garganta são de cor verde opalescente a água-marinha clara. O manto, uropígio, lados do peito e flancos são amarelo-palha claro. As asas, cauda e as partes inferiores são pretas. A fêmea tem uma plumagem principalmente verde-amarelada e não tem nenhuma coloração preta do macho. A coroa e a nuca são marrom-esverdeadas escuras. Os lados da cabeça e a garganta têm a mesma cor verde opalescente a água-marinha clara do macho, mas muito mais maçante. O manto, uropígio e coberteiras superiores da cauda são amarelo-palha opaco tingidos de verde. As asas e a cauda são verdes. As partes inferiores são branco-acinzentadas e os lados do peito e flancos são verde-amarelados brilhantes. Em ambos os sexos, a íris é marrom, o bico é preto e as pernas e pés são cinza-escuros.

A saíra-de-dorso-palha tem 13 cm de comprimento e pesa entre 18 e 20 g.

A saíra-de-dorso-palha forma um grupo de espécies semelhantes com a saíra-de-dorso-prateado (Tangara viridicollis), saíra-de-boné-preto (Tangara heinei) e saíra-de-sira (Tangara phillipsi). O macho da saíra-de-dorso-palha pode ser facilmente distinguido dos machos das outras 3 espécies pela cor amarelo-palha do manto, uropígio, lados do peito e flancos. As fêmeas dessas espécies, no entanto, são um pouco mais difíceis de distinguir. No geral, a fêmea da saíra-de-dorso-palha é mais distintamente tingida de amarelo do que as fêmeas das outras 3 espécies. Isto inclui um manto e uropígio amarelo-palha, bem como uma coloração mais verde-amarelada contra uma coloração verde mais opaca das fêmeas das outras 3 espécies. A fêmea da saíra-de-dorso-prateado tem o manto mais esverdeado (não tão amarelo) e a garganta laranja-acobreada opaca (não verde opalescente opaco a água-marinha opaca). A fêmea da saíra-de-boné-preto tem o manto verde (não tem o tom amarelado) e a garganta é verde opalescente com um efeito estriado. A fêmea da saíra-de-sira tem o manto verde (não tem o tom amarelado) e a garganta é verde-azulada.

Biologia

A dieta da saíra-de-dorso-palha é composta de frutos e insetos. Forrageia principalmente nos níveis médio a superior das árvores, ou no dossel, mantendo-se bem escondida. Forrageia também em epífitas encontradas em florestas secundárias nos arredores de florestas tropicais.

A saíra-de-dorso-palha é encontrada principalmente em pares ou dentro de bandos de forrageamento de espécies mistas, que geralmente incluem outras espécies do gênero Tangara, incluindo a saíra-de-dorso-prateado.

Habitat

A saíra-de-dorso-palha habita florestas montanas úmidas de altitude média e bordas de florestas, às vezes florestas secundárias adjacentes. É encontrada entre 1.100 e 2700 m de altitude.

Distribuição

A saíra-de-dorso-palha ocorre muito localmente e aparentemente de forma disjunta no extremo sudeste do Equador, no norte e centro do Peru e no oeste da Bolívia.

Subespécies

  • Tangara argyrofenges caeruleigularis - ocorre nos Andes do extremo sudeste do Equador e no norte e centro do Peru.
  • Tangara argyrofenges argyrofenges - ocorre na encosta leste dos Andes da Bolívia (La Paz, Cochabamba e oeste de Santa Cruz).

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International 2018. Tangara argyrofenges. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T22722946A132160186. Acessado em 16 Nov 2018.
  • Hilty, S. & Sharpe, C.J. (2018). Straw-backed Tanager (Tangara argyrofenges). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 16 Nov 2018.
  • Andrews, C., K. J. Burns, and C. H. Richart (2015). Green-throated Tanager (Tangara argyrofenges), version 1.0. In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA. Acessado em 16 Nov 2018.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.