Saíra-de-coroa-verde

Copyright © Fernando Angulo Pratolongo

Local da foto: Departamento de Puno, Peru

 Canon PowerShot SX60 HS (Canon)
Distância Focal: 247mm  •  Abertura: f/6.5  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 25/08/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Saíra-de-coroa-verde

Tangara meyerdeschauenseei
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Tangara
Nome Científico Tangara meyerdeschauenseeiSchulenberg & Binford, 1985
Nome Inglês Green-capped Tanager
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2016)

Descrição

A saíra-de-coroa-verde é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Seu nome científico é uma homenagem ao ornitólogo Rodolphe Meyer de Schauensee que, por 50 anos, foi curador de aves na Academia de Ciências Naturais da Filadélfia.

A plumagem da saíra-de-coroa-verde é relativamente maçante. A coroa é palha-esverdeada opalescente e a testa é verde-azulada opaca. A face tem uma máscara escura que se estende da área loreal até as auriculares. O manto e o dorso têm coloração verde pálida, tingidos de amarelo-acastanhado pálido, mais azulado nos lados do que no centro. Os escapulários e asas são esverdeados e o uropígio é palha-esverdeado. As partes inferiores são em grande parte verde-azuladas brilhantes e tingidas de bege-amarelado, mais perceptível nas coberteiras inferiores da cauda. A íris é marrom, o bico é escuro acima e cinzento abaixo com a ponta preta. As pernas e pés são cinza-chumbo. Macho e fêmea são semelhantes, mas a fêmea é substancialmente mais maçante, com a coroa marrom-alaranjada e partes inferiores palha-esverdeadas pálidas.

A saíra-de-coroa-verde tem 14 cm de comprimento e pesa entre 25,4 e 26,5 g.

A saíra-de-coroa-verde tem padrão de plumagem semelhante ao da saíra-amarela (Tangara cayana), mas essa tem as partes inferiores creme tingidas de azul na garganta e peito (subespécies do grupo cayana) ou partes inferiores amareladas com uma mancha preta que se estende da máscara, pela garganta e peito, até o ventre (subespécies do grupo flava). A saíra-do-matagal (Tangara vitriolina) também tem padrão de plumagem semelhante, mas essa tem plumagem esverdeada prateada e uma coroa ruiva/laranja. Outra espécie que também tem padrão de plumagem semelhante é a saíra-das-pequenas-antilhas (Tangara cucullata), mas essa tem a coroa castanho-escura ou castanho-avermelhada e as partes inferiores têm uma tonalidade azul-violeta lavado.

Biologia

A saíra-de-coroa-verde tem uma dieta composta de pequenos frutos, néctar, pétalas de flores e artrópodes. Forrageia em arbustos e em árvores baixas.

Geralmente é vista sozinha, em pares ou em pequenos grupos de 3 a 4 indivíduos e frequentemente se junta a bandos de espécies mistas.

Ainda não há informações sobre o comportamento reprodutivo da saíra-de-coroa-verde. Vista coletando material de nidificação em habitat arbustivo seco em meados de dezembro.

Habitat

A saíra-de-coroa-verde habita bordas de florestas, encostas parcialmente desmatadas, áreas arbustivas abertas e jardins arborizados. Ocorre em altitudes entre 1.450 e 2.200 m.

Distribuição

A saíra-de-coroa-verde é encontrada na encosta leste dos Andes do extremo sudeste do Peru (Puno) e no oeste da Bolívia (La Paz).

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International 2016. Tangara meyerdeschauenseei. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22722900A94792042. Acessado em 12 Nov 2018.
  • D. Lepage, J. Warnier, 2014. The Peters' Check-list of the Birds of the World (1931-1987) Database. Accessed on 12 Nov 2018 from Avibase, the World Database.
  • Hilty, S. & de Juana, E. (2018). Green-capped Tanager (Tangara meyerdeschauenseei). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 12 Nov 2018.
  • Birds New to Science: Fifty Years of Avian Discoveries. Brewer, D., Bloomsbury Publishing, 2018. Pag. 336.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.