Saíra-de-capuz-dourado

Fotografia por Doug Greenberg, CC BY-NC

Local da foto: Província de Alajuela, Costa Rica

 NIKON D850 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 600mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/1000s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 10/11/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Saíra-de-capuz-dourado

Tangara larvata
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Tangara
Nome Científico Tangara larvata(Du Bus, 1846)
Nome Inglês Golden-hooded Tanager
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A saíra-de-capuz-dourado é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

O macho da saíra-de-capuz-dourado tem uma cabeça dourada brilhante com uma máscara preta margeada de azul-violeta acima e abaixo. A percepção da cor dourada da cabeça é variável, dependendo do ângulo da luz, variando do laranja intenso ao verde óleo. O dorso, escapulares, parte superior do peito, lados do peito e a parte superior da cauda são pretos. Os ombros, uropígio e as bordas das asas e da cauda são azul-turquesa brilhante. A área central do peito inferior e o ventre são brancos. Os flancos são azuis. O crisso e a parte inferior da cauda têm coloração bege amarelada. A fêmea é muito parecida com o macho e aparentemente nem sempre distinguível, mas tem uma coloração esverdeada na cabeça, às vezes com preto salpicando a coroa, e as partes inferiores mais extensivamente brancas. Indivíduos imaturos são mais maçantes, com uma cabeça verde, partes superiores cinza-escuras, partes inferiores brancas e pouco azul na plumagem. Ambos os sexos têm íris marrom-escura, bico preto, pernas e pés cinzentos.

A saíra-de-capuz-dourado tem entre 12 e 13 cm de comprimento. Seu peso varia entre 17,1 e 23,9 g (média de 20 g).

A saíra-de-capuz-dourado é parecida com a saíra-mascarada (Tangara nigrocincta) e com a saíra-de-cabeça-azul (Tangara cyanicollis), mas cada espécie é distinta. O capuz dourado brilhante permite que a saíra-de-capuz-dourado seja facilmente distinguida das outras duas espécies, ambas com capuzes inteiramente azuis.

Biologia

A dieta da saíra-de-capuz-dourado é composta de frutas e artrópodes. Forrageia em alturas médias ou baixas em habitats não florestais.

A saíra-de-capuz-dourado pode ser encontrada em pares ou pequenos grupos familiares e, ocasionalmente, se junta a bandos de espécies mistas ou agregações de aves em árvores frutíferas. É uma ave ativa e inquieta enquanto salta e voa entre galhos e folhagens.

Na Costa Rica, a saíra-de-capuz-dourado reproduz entre março e setembro. No Panamá, entre fevereiro e agosto. No oeste da Colômbia, entre janeiro e maio. O ninho, que é construído pelo casal, é um copo aberto contendo fibras vegetais finas, folhas mortas e teias de aranha. A construção do ninho leva de 4 a 6 dias. Os locais dos ninhos estão entre 1,5 a 15 m acima do solo, em árvores ou arbustos.

A fêmea da saíra-de-capuz-dourado coloca uma ninhada de 2 ovos cinza-claros ou brancos, salpicados de marrom na extremidade maior. Apenas a fêmea incuba os ovos durante um período de 13 a 15 dias. O macho muitas vezes alimenta a fêmea enquanto ela incuba os ovos. Após a eclosão dos ovos, ambos os pais alimentam os filhotes. Em alguns ninhos, indivíduos com plumagem juvenil também podem ajudar a cuidar dos filhotes, embora com menor frequência do que os adultos. Esses ajudantes juvenis presumivelmente são irmãos mais velhos dos filhotes. Os filhotes permanecem no ninho durante um período de 14 a 16 dias. Geralmente duas ninhadas são produzidas em uma temporada.

Habitat

A saíra-de-capuz-dourado habita a copa de florestas tropicais de planícies, bordas de florestas, clareiras com árvores esparsas, áreas semiabertas, florestas de crescimento secundário e jardins sombreados.

Distribuição

A saíra-de-capuz-dourado é encontrada no México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Equador.

Subespécies

  • Tangara larvata larvata - ocorre da região tropical do sul do México (norte de Oaxaca e Tabasco) até o norte da Costa Rica.
  • Tangara larvata centralis - ocorre na encosta caribenha da Costa Rica e no oeste do Panamá.
  • Tangara larvata franciscae - ocorre na encosta do Pacífico da Costa Rica e no oeste do Panamá.
  • Tangara larvata fanny - ocorre da encosta do Pacífico do Panamá até a Colômbia e noroeste do Equador.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Tangara larvata. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22722918A94793233. Acessado em 26 Jun 2018.
  • Mabry, M. and K. J. Burns (2010). Golden-hooded Tanager (Tangara larvata), version 1.0. In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA.
  • Wikipedia contributors. "Golden-hooded Tanager." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Fev 2018. Web. 26 Jun 2018.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.