Saíra-das-pequenas-antilhas

Copyright © George Tuthill

Local da foto: Ilha de Granada

 PENTAX K100D Super (PENTAX Corporation )
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 01/12/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Saíra-das-pequenas-antilhas

Tangara cucullata
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Tangara
Nome Científico Tangara cucullata(Swainson, 1834)
Nome Inglês Lesser Antillean Tanager
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2017)

Descrição

A saíra-das-pequenas-antilhas é uma ave passeriforme da família Thraupidae e a única espécie de saíra do gênero Tangara encontrada no Caribe.

A plumagem do macho da saíra-das-pequenas-antilhas é altamente iridescente. As partes superiores são de cor dourada metálica pálida, às vezes, com uma tonalidade esverdeada, dependendo das condições de luz. As asas e a cauda são verde-azuladas. A coroa é castanho-escura (subespécie nominal cucullata) ou castanho-avermelhada (subespécie versicolor) e a face tem uma máscara escura. As partes inferiores têm coloração amarelo-acastanhada pálida com azul-violeta lavado. A fêmea tem uma plumagem parecida com a do macho, mas é mais maçante, com as partes superiores esverdeadas e a coroa marrom.

A saíra-das-pequenas-antilhas tem entre 14 e 15 cm de comprimento e pesa entre 25,7 e 30,3 g.

A saíra-das-pequenas-antilhas tem padrão de plumagem semelhante ao da saíra-do-matagal (Tangara vitriolina), mas essa tem plumagem esverdeada prateada, mais opaca, e uma coroa ruiva/laranja. A saíra-de-coroa-verde (Tangara meyerdeschauenseei) também tem padrão de plumagem semelhante, mas essa tem uma coroa palha-esverdeada e auriculares turquesa-esverdeadas. Outra espécie com padrão de plumagem semelhante é a saíra-amarela (Tangara cayana), mas essa tem a coroa ruiva/canela/laranja e as partes inferiores creme tingidas de azul na garganta e peito (subespécies do grupo cayana) ou coroa laranja/amarelada e as partes inferiores amareladas com uma mancha preta que se estende da máscara, pela garganta e peito, até o ventre (subespécies do grupo flava).

Biologia

A dieta da saíra-das-pequenas-antilhas é composta de uma variedade de frutos (incluindo figos e mangas) e insetos.

Ainda não há muitas informações sobre o comportamento reprodutivo da saíra-das-pequenas-antilhas, mas a época de reprodução ocorre de abril a julho. É relatada como uma espécie que rouba materiais de ninhos de outras aves. O ninho tem formato de taça aberta e é construído entre 1,8 e 6,0 m acima do solo.

Habitat

A saíra-das-pequenas-antilhas habita florestas úmidas e secas, matas secundárias, áreas arborizadas, parques e jardins.

Distribuição

A saíra-das-pequenas-antilhas ocorre na ilha de Granada e na ilha de São Vicente, ambas nas Pequenas Antilhas.

Subespécies

  • Tangara cucullata cucullata - ocorre na ilha de Granada.
  • Tangara cucullata versicolor - ocorre na ilha de São Vicente.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International 2017. Tangara cucullata (amended version of 2016 assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T103848963A119556420. Acessado em 12 Nov 2018.
  • Hilty, S. (2018). Grenada Tanager (Tangara cucullata). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 12 Nov 2018.
  • Lesser Antillean Tanager (Tangara cucullata), In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA. Acessado em 12 Nov 2018.
  • A Field Guide to the Birds of the West Indies. Bond, J. and Eckelberry, D.R. and Poole, L. and Singer, A.B. Houghton Mifflin Harcourt, 1999. Pag. 210.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.