Saíra-cinzenta

Copyright © Bryan Hix

Local da foto: Panamá

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Saíra-cinzenta

Tangara inornata
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Tangara
Nome Científico Tangara inornata(Gould, 1855)
Nome Inglês Plain-colored Tanager, Plain-coloured Tanager, Plain Tanager
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A saíra-cinzenta é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

Uma das poucas espécies do gênero Tangara que não tem plumagem colorida, a saíra-cinzenta adulta tem uma plumagem cinzenta/cinza-escura, com a região loreal e a área ocular escuras. O ventre, área central do peito e sob a cauda são brancos. As asas e a cauda são pretas. No encontro das asas a coloração é azul-turquesa, mas tem uma coloração mais púrpura escura nas bordas. A parte da frente do pescoço, parte superior do peito e os lados são cinza-claros. Macho e fêmea são semelhantes, mas, às vezes, o macho tem um ligeiro tom de azul na testa. O bico é preto e as pernas e os pés cinza azulados.

A saíra-cinzenta tem 12 cm de comprimento e peso entre 16 e 19 g.

Biologia

A saíra-cinzenta é uma espécie extremamente ativa, ruidosa e inquieta. Forrageia principalmente na copa das árvores, mas se move mais para baixo para se alimentar de frutas. Sua dieta é composta principalmente de frutas e insetos.

A saíra-cinzenta pode ser encontrada em pares ou em pequenos grupos de 3 indivíduos, especialmente durante a época de reprodução. Ocasionalmente, ela se junta a pequenos bandos de aves de espécies mistas de tangarás e saís para forragear. A espécie pode formar grupos de 10 ou mais indivíduos que se deslocam juntos.

No Panamá, a reprodução da saíra-cinzenta ocorre de fevereiro a agosto. A construção do ninho começa no início de abril. Um ninho com formato de taça medindo cerca de 4,1 a 5,4 cm de diâmetro por 3,2 cm de profundidade foi observado a cerca de 9 m acima do solo. O ninho geralmente está situado em clareiras na copa de árvores frutíferas, e é composto de fibras de cor clara, teias de aranha e casulos de aranha. O ninho é construído apenas pela fêmea, mas ela é acompanhada pelo macho em todas as visitas ao ninho. O macho espera perto do local enquanto ela organiza as fibras no ninho e depois a segue para coletar mais material. A fêmea coloca uma ninhada de 2 ovos esbranquiçados e salpicados. O casal cuida dos filhotes até que eles possam cuidar de si mesmos.

Habitat

A saíra-cinzenta é encontrada com frequência no dossel de florestas, bordas de florestas, bosques, áreas desmatadas arborizadas adjacentes a florestas, áreas de florestas com crescimento secundário, florestas de galerias e plantações de cacau sombreadas. Ela ocorre do nível do mar até 1.200 m de altitude.

Distribuição

A saíra-cinzenta ocorre na Costa Rica, Panamá e Colômbia.

Subespécies

  • Tangara inornata inornata - ocorre na Colômbia na base norte dos Andes Ocidentais (Vale de Sinú em Antioquia), Vale de Cauca inferior (Antioquia) e Vale de Magdalena (do sul de Antioquia até Caldas, Santander, oeste de Boyacá e oeste de Cundinamarca).
  • Tangara inornata languens - ocorre na região tropical do leste do Panamá até o extremo noroeste da Colômbia.
  • Tangara inornata rava - ocorre nas planícies caribenhas do sudeste da Costa Rica e oeste do Panamá.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Tangara inornata. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22722803A94785614. Acessado em 24 Nov 2017.
  • Zapata, Yenice and Kevin J. Burns. 2011. Plain-colored Tanager (Tangara inornata), version 1.0. In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, New York, USA.
  • Hilty, S. (2017). Plain-colored Tanager (Tangara inornata). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 24 Nov 2017.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.