Saíra-cara-de-lantejoula

Fotografia por Tim Lenz, CC BY

Local da foto: Província de Guanacaste, Costa Rica

 Canon EOS 40D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 05/01/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Saíra-cara-de-lantejoula

Tangara dowii
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Tangara
Nome Científico Tangara dowii(Salvin, 1863)
Nome Inglês Spangle-cheeked Tanager, Dow Tanager
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A saíra-cara-de-lantejoula, conhecida também como saíra-de-dow, é uma ave passeriforme da família Thraupidae. O termo dowii em seu nome científico é uma homenagem a John Melmoth Dow, um explorador, naturalista e coletor americano que coletou plantas e animais na América do Sul e América Central, especialmente na Costa Rica.

A cabeça, garganta, peito e partes superiores da saíra-cara-de-lantejoula são principalmente pretas, com manchas (que parecem lantejoulas) verde-azuladas pálidas ao redor dos lados da cabeça, na nuca e no peito. As manchas se tornam mais definidas no peito. A coroa tem uma mancha canela. As asas e cauda têm bordas azuis. O ventre é canela e o uropígio é verde opalescente ou azul opalescente. Macho e fêmea são semelhantes, mas o macho tem uma escala de azul mais extensa. Indivíduos imaturos geralmente têm plumagem mais maçante, não têm a mancha canela na coroa, e têm uma escala de azul menos distinta.

A saíra-cara-de-lantejoula tem entre 12 e 13 cm de comprimento e pesa 20 g.

A saíra-cara-de-lantejoula é muito parecida com a saíra-de-nuca-verde (Tangara fucosa) e as duas já foram consideradas coespecíficas por causa da plumagem muito semelhante, assim como a vocalização, comportamento e preferências de habitat. No entanto, as duas espécies são geneticamente distintas e geograficamente isoladas. A saíra-de-nuca-verde tem a mancha da coroa verde-azulada (não canela), tem auriculares, lados do pescoço e nuca verdes pálidas (não verde-azuladas pálidas), tem o padrão de lantejoulas no peito azul (não verde-azulado pálido) e tem manchas maiores e mais extensas nos flancos.

Biologia

A saíra-cara-de-lantejoula tem uma dieta composta de uma variedade de pequenos frutos que, geralmente, são engolidos inteiros, e de pequenos invertebrados. Forrageia ativamente na folhagem e em epífitas.

Geralmente forrageia em pares, em pequenos grupos ou em bandos de espécies mistas, particularmente bandos que contêm o tangará-do-arbusto-comum (Chlorospingus flavopectus). Ao contrário de outras espécies do gênero Tangara, a saíra-cara-de-lantejoula normalmente viaja em bandos de espécies únicas, e apenas ocasionalmente se junta a bandos de espécies mistas.

Na Costa Rica, o período de reprodução ocorre de abril a agosto. O ninho, com formato de taça e volumoso, é construído com plantas hepáticas verdes e musgos misturados com uma variedade de fibras secas. Está situado em uma forquilha de árvore ou em um galho alto entre epífitas. A fêmea geralmente coloca uma ninhada de 2 ovos.

Habitat

A saíra-cara-de-lantejoula habita florestas montanhosas úmidas, bordas de florestas, florestas secundárias, e árvores mais altas em clareiras adjacentes. É encontrada entre 1.100 a 3.200 m de altitude.

Distribuição

A saíra-cara-de-lantejoula é encontrada nas montanhas da Costa Rica até o oeste do Panamá.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Tangara dowii. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22722924A94793672. Acessado em 31 Out 2018.
  • D. Lepage, J. Warnier, 2014. The Peters' Check-list of the Birds of the World (1931-1987) Database. Accessed on 31 Out 2018 from Avibase, the World Database.
  • Hilty, S. (2018). Spangle-cheeked Tanager (Tangara dowii). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 31 Out 2018.
  • Spangle-cheeked Tanager (Tangara dowii), In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA. Acessado em 31 Out 2018.
  • A Guide to the Birds of Panama: With Costa Rica, Nicaragua, and Honduras. Robert S. Ridgely, John A. Gwynne. Princeton University Press, 1992. Pag. 388.
  • Wikipedia contributors. "Spangle-cheeked Tanager." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Fev 2018. Web. 31 Out 2018.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.