Saí-de-máscara-preta

Fotografia por Nick Athanas, CC BY-NC-SA

Local da foto: Província de Morona-Santiago, Equador

 Canon EOS 50D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 09/01/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Saí-de-máscara-preta

Dacnis lineata
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Dacnis
Nome Científico Dacnis lineata(Gmelin, 1789)
Nome Inglês Black-faced Dacnis
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2017)

Descrição

A saí-de-máscara-preta é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

O macho da espécie nominal da saí-de-máscara-preta tem uma plumagem principalmente azul-turquesa brilhante. A coroa é azul-turquesa e a face tem uma ampla máscara preta que se estende até a parte de trás do pescoço e se conecta ao preto do manto, asas e cauda. A garganta e o resto das partes inferiores são azul-turquesa, com a área central do ventre, coberteiras inferiores da cauda e coberteiras inferiores das asas brancas. A fêmea tem plumagem diferente, com as partes superiores oliva-acastanhadas, um pouco mais cinzenta na cabeça. As partes inferiores têm coloração cinzenta pálida, com a área central do ventre esbranquiçada e mais olivácea nos flancos. Em ambos os sexos, a íris é amarela brilhante, o bico é preto e fino, e as pernas e pés são enegrecidos.

A plumagem azul dos machos das subespécies egregiaaequatorialis tem uma tonalidade turquesa-esverdeada, com a área central do ventre e as coberteiras inferiores da cauda amarelas brilhantes. As fêmeas dessas subespécies geralmente têm uma plumagem mais olivácea, com a área central do ventre amarela.

A saí-de-máscara-preta tem 11 cm de comprimento e pesa entre 9,5 e 13 g.

O macho da saí-de-máscara-preta é muito parecido com o macho da saí-turquesa (Dacnis hartlaubi), mas esse pode ser distinguido pela garganta preta (não azul-turquesa) e pelo ventre totalmente azul-turquesa (sem o branco ou amarelo da área central). A fêmea da saí-de-máscara-preta é parecida com as fêmeas da saí-turquesa (Dacnis hartlaubi), saí-viridiana (Dacnis viguieri), saí-amarela (Dacnis flaviventer) e saí-de-barriga-branca (Dacnis albiventris), e pode ser difícil identificar as fêmeas dessas espécies se não estiverem acompanhadas de seus respectivos machos.

Biologia

A dieta da saí-de-máscara-preta é composta de frutas, bagas, sementes e insetos. Seu bico curto, cônico, fino e pontudo é perfeitamente adaptado para capturar pequenos insetos de folhas e flores, bem como para consumir néctar quando possível.

A saí-de-máscara-preta é uma espécie ágil e acrobática. É encontrada em pares ou em pequenos grupos e, frequentemente, acompanha bandos de espécies mistas.

Habitat

A saí-de-máscara-preta habita a copa de florestas de várzea, florestas de terra firme, florestas secundárias, bordas de florestas e clareiras com árvores esparsas.

Distribuição

A saí-de-máscara-preta ocorre na Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Subespécies

  • Dacnis lineata lineata - ocorre na Colômbia (leste dos Andes), ao sul pelo leste do Equador, leste do Peru e norte da Bolívia, a leste no sul e sudeste da Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e em grande parte da Amazônia do Brasil.
  • Dacnis lineata egregia - ocorre na região tropical da Colômbia central (Vale de Magdalena e Vale de Cauca).
  • Dacnis lineata aequatorialis - ocorre na região tropical do oeste do Equador (Esmeraldas até Chimbo).

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International 2017. Dacnis lineata (amended version of 2016 assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T103812237A119457255. Acessado em 23 Nov 2018.
  • Hilty, S. (2018). Black-faced Dacnis (Dacnis lineata). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 23 Nov 2018.
  • Black-faced Dacnis (Dacnis lineata), In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA. Acessado em 23 Nov 2018.
  • The Birds of South America: Volume 1: The Oscine Passerines. Robert S. Ridgely and Tudor Guy. University of Texas Press; 1st edition (June 1, 1989). Pags. 214-215.
  • Black-faced Dacnis (Dacnis lineata). Planet of Birds.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.