Saí-azul-de-pernas-vermelhas

Fotografia por Greg Lasley, CC BY-NC

Local da foto: Província de Alajuela, San Carlos, Costa Rica

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Saí-azul-de-pernas-vermelhas

Cyanerpes cyaneus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Cyanerpes
Nome Científico Cyanerpes cyaneus(Linnaeus, 1766)
Nome Inglês Red-legged Honeycreeper
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A saí-azul-de-pernas-vermelhas, conhecida também como saíra-beija-flor e saí-beija-flor, é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

O bico da saí-azul-de-pernas-vermelhas é preto, relativamente longo e ligeiramente curvado. O macho adulto tem uma máscara de olho preta, tem uma plumagem azul-violeta brilhante com asas, dorso e cauda pretas, e pernas vermelhas brilhantes. A coroa de sua cabeça é azul-turquesa. A parte interna das asas, visível apenas em voo, é amarela. As rêmiges têm coloração preta e amarela. Após a época de reprodução, o macho muda para uma plumagem principalmente esverdeada com asas pretas, semelhante à plumagem da fêmea e de machos imaturos. A fêmea e indivíduos imaturos são principalmente verdes, com as partes inferiores mais claras e ligeiramente riscadas. As pernas da fêmea têm uma coloração marrom avermelhada e nos jovens é marrom.

A saí-azul-de-pernas-vermelhas tem, em média, 12 cm de comprimento e pesa 14 g.

As quatro espécies do gênero Cyanerpes - saí-azul-de-pernas-vermelhas (Cyanerpes cyaneus), saí-azul-de-pernas-amarelas (Cyanerpes caeruleus), saí-azul-brilhante (Cyanerpes lucidus) e saí-azul-de-bico-curto (Cyanerpes nitidus) - são semelhantes na aparência, com pernas coloridas, asas longas e cauda curta, e apresentam dimorfismo sexual: os machos têm plumagem azul brilhante e asas pretas, e as fêmeas têm plumagem esverdeada e peito listrado. Além disso, todas têm bico fino, curvado e alongado, adaptado para coletar néctar de flores.

Biologia

A saí-azul-de-pernas-vermelhas é uma ave muito ativa. Ela é muito gregária fora da época de reprodução. É vista com frequência em pares ou em pequenos grupos de até 5 a 15 aves, mas grandes bandos de aproximadamente 100 aves podem se reunir em uma fonte de alimento, como por exemplo, em árvores floridas.

A dieta da saí-azul-de-pernas-vermelhas é composta de néctar de flores, frutas e insetos. Ela procura néctar e pequenos insetos em flores. Consome frutas maduras, polpa e sementes, e também examina a parte inferior de pequenos galhos e folhas para capturar pequenos invertebrados.

Durante a migração e o inverno, a saí-azul-de-pernas-vermelhas pode se reunir em bandos de 50 indivíduos ou mais. Algumas populações são residentes, enquanto outras migram localmente ou realizam movimentos altitudinais. Essa espécie tende a vagar em grupos não reprodutores após a época de reprodução. Não é uma ave migratória de longas distâncias.

O ninho da saí-azul-de-pernas-vermelhas é pequeno, tem formato de tigela, e é construído pela fêmea, que usa fibras finas, raízes e gramíneas. O ninho geralmente está situado a cerca de 3 a 15 m acima do solo, em árvores ou arbustos. A fêmea coloca uma ninhada de 2 ovos brancos salpicados com marrom. Os ovos são incubados pela fêmea durante um período de 12 a 13 dias. Depois que nascem, os filhotes emplumam em 14 dias. Ambos os pais alimentam os filhotes.

Habitat

A saí-azul-de-pernas-vermelhas habita florestas e bordas de florestas, áreas semiabertas com árvores dispersas, plantações de cacau e citrinos, bosques abertos e clareias. Ela pode ser encontrada do nível do mar até 1.500 m de altitude.

Distribuição

A saí-azul-de-pernas-vermelhas é encontrada do sul do México, pela América Central, em direção ao sul até a América do Sul: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Brasil. Ela é encontrada também em Cuba e em Trindade e Tobago.

Subespécies

  • Cyanerpes cyaneus brevipes - ocorre na Amazônia central do Brasil.
  • Cyanerpes cyaneus carneipes - ocorre nas encostas do Golfo do sul do México até o norte da Colômbia. Ocorre também na Ilha de Coiba (Panamá) e nas Ilhas Pérola (Panamá).
  • Cyanerpes cyaneus cyaneus - ocorre na região tropical do sudeste da Venezuela até as Guianas e nordeste do Brasil. Ocorre também na Ilha de Trindade.
  • Cyanerpes cyaneus dispar - ocorre do leste da Colômbia até o sul da Venezuela, oeste do Brasil e nordeste do Peru.
  • Cyanerpes cyaneus eximius - ocorre na região tropical do norte da Colômbia até o norte da Venezuela e na Ilha de Margarita.
  • Cyanerpes cyaneus gemmeus - ocorre no norte da Colômbia (Serranía de Macuire na Península de Guajira).
  • Cyanerpes cyaneus gigas - ocorre na Ilha de Gorgona na costa oeste da Colômbia.
  • Cyanerpes cyaneus holti - ocorre no leste do Brasil, de Alagoas até o Rio de Janeiro.
  • Cyanerpes cyaneus pacificus - ocorre na costa do Pacífico do oeste da Colômbia e no oeste do Equador.
  • Cyanerpes cyaneus tobagensis - ocorre na Ilha de Tobago.
  • Cyanerpes cyaneus violaceus - ocorre na Bolívia central e oeste do Brasil.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Cyanerpes cyaneus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22723012A94798982. Acessado em 26 Jun 2017.
  • Wikipedia contributors. "Red-legged Honeycreeper." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Abr 2017. Web 26 Jun 2017.
  • Red-legged Honeycreeper (Cyanerpes cyaneus), Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Ithaca: Cornell Lab of Ornithology.
  • Saí-azul-de-pernas-vermelhas (Cyanerpes cyaneus). WikiAves, a Enciclopédia das Aves do Brasil.
  • The National Aviary.
  • Oiseaux-birds.com
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.