Quetzal-resplandecente

Fotografia por Christian Sanchez, CC BY-NC

Local da foto: Costa Rica

 NIKON D4 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 1200mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 12/05/2018
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Quetzal-resplandecente

Pharomachrus mocinno
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Trogoniformes
Família Trogonidae
Gênero Pharomachrus
Nome Científico Pharomachrus mocinnoDe la Llave, 1832
Nome Inglês Resplendent Quetzal
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2016)

Descrição

O quetzal-resplandecente é uma bela ave da família Trogonidae. É o pássaro nacional da Guatemala, e a imagem dele está na bandeira e no brasão de armas da Guatemala. Ele também é o nome da moeda local (abreviatura GTQ).

Uma das características mais marcantes do quetzal-resplandecente é a sua longa cauda com penas verde-esmeralda brilhantes do macho reprodutor. Estas penas tem mais da metade do comprimento do seu corpo e, são na verdade, coberturas da cauda superior que se estendem além da cauda branco neve da ave, formando um elegante ornamento sustentado durante a época de acasalamento. A rara beleza desta ave não vem apenas do seu extravagante ornamento, mas também do brilho de sua plumagem iridescente e contraste marcante de sua coloração.

A cabeça, pescoço, peito, dorso e asas do quetzal-resplandecente têm uma cor verde metálica. A parte inferior do peito, ventre e sob a cobertura da cauda têm uma cor vermelho brilhante. Além disso, um distinto tufo de penas verde douradas formam uma curta crista na parte superior da cabeça do macho. A fêmea é semelhante na aparência, mas com cores menos evidentes do que os machos, com uma cabeça verde/bronze e cinza no meio do peito até o meio do ventre, e sem a grande cauda ostentada pelo macho. O bico é curto e poderoso, amarelo no macho e preto na fêmea.

O quetzal-resplandecente tem entre 36 e 40 cm de comprimento do bico até a base da cauda, e uma cauda adicional de até 65 cm de comprimento. Seu peso varia entre 180 e -210 g.

Biologia

O quetzal-resplandecente é considerado um comedor especializado de frutas, embora ele misture sua dieta com insetos (especialmente vespas, formigas e larvas), rãs e lagartos. Particularmente importantes, são os abacates selvagens e outras frutas da família Lauraceae, que a ave engole inteira antes de regurgitar os caroços, ajudando a dispersar estas árvores.

Fora da época de reprodução, o quetzal-resplandecente geralmente vive sozinho. É um reprodutor territorial e monogâmico. A época de reprodução varia um pouco em toda a sua área de ocorrência, mas tende a ocorrer entre fevereiro e julho. Durante esta época, o macho atrai a fêmea fazendo danças de acasalamento, exibições aéreas, chamados e cantos. O casal constrói o ninho e, em seguida, ocorre o acasalamento. A fêmea coloca entre 1 e 2 ovos que são incubados pelo casal durante um período de 17 a 18 dias. Após a eclosão, o casal alimenta os filhotes até que eles deixem o ninho, após 23 a 31 dias.

Habitat

O quetzal-resplandecente é encontrado no dossel e subdossel de florestas de nuvens de montanha, penhascos e desfiladeiros densamente vegetados, e pastagens nas bordas de florestas. Ele ocorre em altitudes que variam entre 900 e 3.200 m.

Distribuição

O quetzal-resplandecente ocorre na América Central, desde o sul do México até o Panamá, incluindo Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua.

Subespécies

  • Pharomachrus mocinno costaricensis - ocorre das florestas de montanha da Costa Rica até o oeste do Panamá.
  • Pharomachrus mocinno mocinno - ocorre das florestas de montanha do sul do México até o norte da Nicarágua.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Resplendent Quetzal." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 13 Mar 2017. Web. 31 Mar 2017.
  • Resplendent Quetzal file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Pharomachrus mocinno. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22682727A92958465.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.