Pipira-de-colar-carmesim

Fotografia por Greg Lasley, CC BY-NC

Local da foto: Província de Cartago, Costa Rica

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Pipira-de-colar-carmesim

Ramphocelus sanguinolentus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Ramphocelus
Nome Científico Ramphocelus sanguinolentus(Lesson, 1831)
Nome Inglês Crimson-collared Tanager
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2018)

Descrição

A pipira-de-colar-carmesim é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

A plumagem da pipira-de-colar-carmesim é vermelha e preta, e notavelmente semelhante ao padrão de plumagem do macho do bico-grosso-de-colar-carmesim (Rhodothraupis celaeno). A cabeça tem um capuz vermelho que inclui a coroa, nuca e lados do pescoço. A testa, região loreal e face são pretas, formando uma distinta máscara que se estende até a garganta. As asas, dorso e cauda são pretos, e o uropígio e as coberteiras superiores da cauda são vermelhos. O peito tem uma distinta faixa vermelha (colar) e o restante das partes inferiores são pretas, com exceção das coberteiras inferiores da cauda, que são vermelhas. A fêmea tem uma plumagem ligeiramente mais opaca, mas às vezes, indistinguível do macho. Os juvenis têm plumagem semelhante, mas o capuz é vermelho maçante, as áreas pretas são tingidas com marrom, o peito é mosqueado de vermelho e preto, e o bico tem coloração mais maçante. Em ambos os sexos, a íris é vermelha, o bico é branco-azulado brilhante e as pernas e pés são cinza-azulados.

A pipira-de-colar-carmesim tem 17 cm de comprimento e pesa entre 35 e 48 g.

Biologia

A dieta da pipira-de-colar-carmesim é composta de insetos e frutos, incluindo frutos de espécies da família Melastomataceae e do gênero Ficus.

Geralmente encontrada em pares, mas também forma pequenos grupos por breves períodos. O período de reprodução ocorre em maio em Belize, de março a maio na Nicarágua, e de abril a junho na Costa Rica.

O ninho tem formato de taça e é construído com materiais como musgo, raízes e tiras de folhas grandes, como de bananeira ou helicônia. O ninho está situado a uma altura média em uma árvore na borda de uma floresta. A fêmea geralmente coloca uma ninhada de 2 ovos azul-claros com manchas escuras.

Habitat

A pipira-de-colar-carmesim habita bordas de florestas úmidas e secundárias, áreas de pastos adjacentes com árvores, e outros habitats arborizados mais abertos.

Distribuição

A pipira-de-colar-carmesim é encontrada no México, Belize, Quatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

Subespécies

  • Ramphocelus sanguinolentus sanguinolentus - ocorre na região tropical do sudeste do México (Veracruz, norte de Oaxaca, Tabasco e Quintana Roo), ao sul em Belize até Honduras.
  • Ramphocelus sanguinolentus apricus - ocorre na encosta caribenha do leste de Honduras, ao sul até o noroeste e centro do Panamá.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International 2018. Ramphocelus sanguinolentus. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T22722494A132153946. Acessado em 21 Dez 2018.
  • Hilty, S. & de Juana, E. (2018). Crimson-collared Tanager (Ramphocelus sanguinolentus). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 21 Dez 2018.
  • Crimson-collared Tanager (Ramphocelus sanguinolentus), In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA. Acessado em 21 Dez 2018.
  • Wikipedia contributors. "Crimson-collared Tanager." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Abr 2018. Web. 21 Dez 2018.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.