Pinguim-de-adélia

Fotografia por Pablo Fernicola, CC BY-NC

Local da foto: Antártida

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 145mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/6400s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 16/01/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Pinguim-de-adélia

Pygoscelis adeliae
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Sphenisciformes
Família Spheniscidae
Gênero Pygoscelis
Nome Científico Pygoscelis adeliae(Hombron & Jacquinot, 1841)
Nome Inglês Adélie Penguin
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O pinguim-de-adélia é uma ave marinha distinta da família Spheniscidae.

O pinguim-de-adélia tem uma cabeça preta com anéis brancos ao redor de cada olho, e um bico vermelho. O dorso é preto, com penas de pontas azuis. O peito é branco e os pés são rosa/cinza. Apesar de simples, a plumagem do pinguim-de-adélia proporciona uma boa camuflagem quando está forrageando no oceano, uma vez que, o dorso preto se mistura nas profundezas quando visto de cima, enquanto a frente branca, se mistura ao brilho da superfície do mar, quando predadores se aproximam por baixo.

O pinguim-de-adélia tem cerca de 71 cm de comprimento e peso entre 4 e 6 kg.

Biologia

A dieta do pinguim-de-adélia é composta principalmente de krill e pequenos peixes, mas também inclui anfípodes e cefalópodes. Durante a época de reprodução, o forrageamento ocorre em águas costeiras próximas de colônias de reprodução. Ele é capaz de mergulhar até 175 m para buscar alimento, e é capaz de atingir velocidade aquática de 15 km/h.

O pinguim-de-adélia é menos elegante em terra do que na água, mas mesmo assim, é rápido e capaz de percorrer longas distâncias, em média, 2,5 km/h.

A época de reprodução do pinguim-de-adélia é curta e estreitamente sincronizada com os meses de verão antártico, de outubro a abril. O macho chega na área de reprodução primeiro e começa a construir um ninho de pequenas pedras antes da fêmea chegar, poucos dias depois. A fêmea coloca uma ninhada de 2 ovos que são incubados pelo casal por cerca de 35 dias. Após a eclosão, cerca de 3 semanas depois, os filhotes se reúnem em pequenos grupos de 3 a 20 indivíduos, chamados de creches, antes de emplumarem com cerca de 2 meses de idade. Até este ponto, os filhotes são muito vulneráveis à predação.

O pinguim-de-adélia apresenta filopatria natal, significando que, em circunstâncias normais, quando ele começa reproduzir, entre 3 e 5 anos de idade, a ave muitas vezes retorna para a mesma colônia onde ela nasceu. O pinguim-de-adélia pode viver entre 5 e 16 anos na natureza.

Habitat

Os pinguins-de-adélia formam colônias reprodutoras em costões rochosos livres de gelo, muitas vezes em extensas áreas abertas para acomodar grandes colônias que podem estar longe do mar aberto. No inverno, o pinguim-de-adélia permanece em blocos de gelo em mar aberto, muitas vezes a milhares de quilômetros da costa, antes de migrar para as colônias costeiras de reprodução.

Distribuição

O pinguim-de-adélia é encontrado em toda a costa e nas pequenas ilhas da Antártida, com as maiores colônias concentradas na região do Mar de Ross.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

Antártida

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Adélie Penguin." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 30 Mar 2017. Web. 31 Mar 2017.
  • Adélie Penguin file on ARKive.
  • Combos, V. 2008. "Pygoscelis adeliae" (On-line), Animal Diversity Web.
  • BirdLife International. 2016. Pygoscelis adeliae. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22697758A93637835.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.