Pica-pau-de-cabeça-amarela

Fotografia por Hector Bottai, CC BY

Local da foto: Município de Bertioga, São Paulo, Brasil

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 275mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 640
Data em que a foto foi tirada: 13/10/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Pica-pau-de-cabeça-amarela

Celeus flavescens
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Piciformes
Família Picidae
Gênero Celeus
Nome Científico Celeus flavescens(Gmelin, 1788)
Nome Inglês Blond-crested Woodpecker
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O pica-pau-de-cabeça-amarela, conhecido também como pica-pau-de-crista-loira, é uma ave piciforme da família Picidae.

A característica mais distinta do pica-pau-de-cabeça-amarela é a sua crista amarela que contrasta com o resto das partes superiores do seu corpo, que são pretas com manchas brancas ou amareladas. As partes inferiores são totalmente pretas. O macho tem uma distinta faixa malar vermelha, enquanto a fêmea apresenta estrias pretas no local. A espécie apresenta grande variação geográfica, mas todas as populações compartilham a distinta e vistosa crista e cabeça amarela.

O pica-pau-de-cabeça-amarela tem entre 27 e 30 cm de comprimento e pesa entre 110 e 165 g.

O pica-pau-de-cabeça-amarela é muito parecido com o pica-pau-de-crista-pálida (Celeus lugubris), mas a cabeça e a crista do pica-pau-de-crista-amarela são mais amarelas, e no pica-pau-de-crista-pálida são mais cor de palha ou amarelo-claras.

Biologia

Como outros membros do gênero Celeus, o pica-pau-de-cabeça-amarela se alimenta principalmente de formigas arborícolas e cupins, mas ele também consome frutas e bagas, o que o torna um importante dispersor de sementes. Além disso, pesquisadores documentaram esse pica-pau consumindo néctar de vários tipos de árvores floríferas, e ele parece ser um importante polinizador da Spirotheca passifloroides, conhecida como mata-pau e que ocorre na Mata Atlântica. Essa árvore floresce no inverno austral, com pequenas flores vermelhas que fornecem grandes quantidades de néctar apreciado pelas aves.

Um outro comportamento interessante do pica-pau-de-cabeça-amarela, é que muitas vezes ele faz seu ninho próximo ao ninho de formigas arborícolas - as mesmas formigas que compõem uma grande parte de sua dieta. Aparentemente, a proximidade das formigas desencoraja potenciais predadores, proporcionando alguma proteção para os seus filhotes indefesos. O pica-pau e as formigas parecem coexistir pacificamente, pelo menos durante o período de nidificação.

O pica-pau-de-cabeça-amarela geralmente é encontrado em casais ou em grupos familiares de 3 a 4 indivíduos. Ele constrói seu ninho em cavidades escavadas em formigueiros arborícolas e em árvores secas. A fêmea coloca de 2 a 4 ovos brancos e brilhantes. O macho incuba e cuida dos filhotes também.

Os pés do pica-pau-de-cabeça-amarela têm dois dedos voltados para a frente e dois dedos voltados para trás. Essa disposição dos dedos, junto com as penas centrais da cauda que atuam como um suporte, são adaptações práticas para aves que passam grande parte do tempo escalando troncos de árvores.

Habitat

O pica-pau-de-cabeça-amarela habita florestas tropicais, subtropicais e secas, matas, savanas e caatinga.

Distribuição

O pica-pau-de-cabeça-amarela tem ampla distribuição em todo o leste do Brasil e ao sul até o sudeste do Paraguai e nordeste da Argentina.

Subespécies

  • Celeus flavescens flavescens - ocorre do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina.
  • Celeus flavescens intercedens - ocorre do oeste da Bahia até Goiás e Minas Gerais.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Winkler, H. & Christie, D.A. (2017). Blond-crested Woodpecker (Celeus flavescens). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 31 Mai 2017.
  • BirdLife International. 2016. Celeus flavescens. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T61536191A95170760. Acessado em 31 Mai 2017.
  • Wikipedia contributors. "Blond-crested Woodpecker." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 20 Fev. 2017. Web. 31 Mai 2017.
  • "Celeus flavescens." Wikipedia, La enciclopedia libre. 22 Set 2016. Web 31 Mai 2017
  • Blond-crested Woodpecker (Celeus flavescens), Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Ithaca: Cornell Lab of Ornithology.
  • Pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens). WikiAves, a Enciclopédia das Aves do Brasil.
  • American Bird Conservancy.
  • Oiseaux.net
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.